Teste de fuga de energia

As principais causas de “fuga de corrente” são:

emendas de condutores malfeitas, condutores desencapados, mal dimensionados ou com isolação desgastadas pelo tempo. Pode ser provocada ainda por eletrodomésticos defeituosos.

– Para localizar esse defeito, basta proceder do seguinte modo:

Na instalação elétrica: Desligue todos os aparelhos das tomadas e apague as luzes.

Verifique se o disco do medidor continua girando. Se continuar e der uma volta em menos de quinze minutos, pode existir “fuga de corrente”. No caso de “fuga de corrente”, a causa pode ser defeito na instalação elétrica ou problema no medidor, pois os aparelhos devem estar todos desligados.

Verifique se o disco do medidor pára de funcionar. Então, o defeito é da instalação elétrica. Nesse caso, o melhor que você tem a fazer é consultar um eletricista de sua confiança.

No caso do medidor continuar funcionando, o defeito poderá ser do próprio medidor.

Depois de testar a instalação elétrica e o medidor, verificando que estão perfeitos, faça o mesmo com os seus eletrodomésticos:

– Aparelhos eletrodomésticos:

Ligue novamente a chave geral (disjuntor ou fusível), mantenha todos os aparelhos desligados das tomadas e apague as luzes.

Ligue um aparelho por vez numa tomada, sem fazê-lo funcionar. O teste pode ser feito com a geladeira, o rádio-relógio, o videocassete ou qualquer outro aparelho automático que se liga sozinho e que deve ser desligado da tomada na hora do teste.

Verifique o disco do medidor de energia elétrica. Se ele começar a girar, está comprovado que o eletrodoméstico ou a tomada está com algum defeito.
Conecte outro eletrodoméstico na mesma tomada, porém sem ligá-lo, e verifique novamente se o disco do medidor continua a girar.

Caso continue, o defeito está na tomada.

Há ainda a possibilidade de os dois aparelhos estarem com defeito. Para confirmar, teste-o em outra tomada.

 A instalação

Toda a instalação elétrica deve passar por uma avaliação criteriosa, feita por um profissional

qualificado e habilitado, com base em normas técnica NBR5410 (da ABNT), que dá os

parâmetros e as condições mínimas de qualidade e desempenho que as instalações de

baixa tensão devem apresentar, garantindo assim o seu correto e seguro funcionamento.

Falhas e acertos na instalação eletrica