As tendências de decoração para 2021 apontam para o rústico moderno, ambientes com madeira clara e móveis feitos de materiais sustentáveis. Objetos decorativos artesanais continuam com tudo e ganham força as peças editoriais, de muito destaque. Quer saber mais? Acompanhe nossa matéria especial sobre as casas mais “in” do ano que vem.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Tendências de Decoração 2021: o Estilo Cottage[/h2]
Especialistas em decoração de interiores avaliam: estilos equilibrados como o hygge e o lagom, por exemplo, continuam fortes. No entanto o vintage e o rústico se desdobram em tendências mais específicas.
Assim como as cores, aos poucos os gêneros de décor estão se movimentando para outras versões.
A fortíssima tendência é a das casas de campo, o cottagecore. É um grande desenrolar da noção da “volta às origens” dos últimos anos na decoração. Só que, desta vez, das tribos e cavernas para os imóveis mais rurais.
A ideia é a de refúgio e contato com a natureza e o ar livre – mas com mais conforto e acolhimento. Principalmente numa época onde a reclusão é a palavra de ordem. O décor provençal francês é um exemplo.
Contudo, fique tranquila. Isso não significa que você deverá engajar em passeios imobiliários longe das cidades. Tudo é inspiração – e assim fica mais fácil trazer ares tranquilos para um endereço urbano.
O estilo naval ou havaiano são duas referências indiretas. Eles vem com móveis mais sofisticados, com tecidos mais macios. Menos casa de pescador e mais casa de marinheiro.
[h2 type=”2″ width=””]O Antigo, o Vintage… e o Moderno[/h2]
Outro estilo em evidência é o tradicional chic. Trata-se da estética dos séculos XVIII e XIX, incorporando arte clássica e itens de antiquário.
Aqui cabe algum excesso, mas calma. Sua casa não precisa virar um castelo ou um museu! Uma simples poltrona combinada com um quadro da fase Romântica da pintura, com uma moldura mais rebuscada, já dão o recado.
Outras dicas são cortinas de tecidos nobres com acabamentos clássicos metalizados, estofados com botões, relógios de pé, penteadeiras e escrivaninhas antigas… paredes com boiserie…
Já a geração Millenial está amadurecendo e tende a preferir espaços unificados e multifuncionais. Logo, menos paredes e mais integração entre os cômodos. Dessa forma a já consagrada decoração industrial ganha novo fôlego.
De qualquer forma em 2021 você nunca vai errar apostando no natural contemporâneo. Ou seja, mesclando peças atuais com as rústicas, de materiais orgânicos. A madeira clara está roubando a cena.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Os Objetos Tendência em 2021[/h2]
Para começar todos os objetos artesanais, feitos de materiais naturais, que você tem permanecem desejados. No entanto alguns deles ganham maior relevância em 2021.
Espelhos, luminárias, vasos, relógios de parede e quadros se espalham pelos ambientes sem problemas. Ou seja, na hora de renovar a casa, invista em algum desses itens.
E se algum deles for visualmente dominante ainda melhor. Isso quer dizer que vale a pena escolher uma peça com um design bem destacado para servir de ponto focal da sua decoração.
Pode ser um lustre ou um quadro grandes, um balanço, um móvel espelhado, vários espelhos numa só parede… são os tais objetos editoriais.
[h2 type=”2″ width=””]Tendências de Decoração em Cores[/h2]
Já mencionamos que o tom de madeira em alta é a clara. Isso também se reflete na paleta de tons para a decoração. Afinal, os neutros mais claros seguem fazendo sucesso.
No entanto eles chegam com efeitos que começam a lançar um olhar para a transformação. Ou seja, você pode partir de um rosa claro para um violeta – e a transição entre os dois ser um lilás. Enfim, essas cores do meio estão ganhando espaço.
Cinzas modernos e beges acizentados ganham espaço. E as cores terrosas, mais “volta às origens” dos anos passados, ficam um pouco mais flexíveis, luminosas.
Na esfera de tons mais frios os azuis despontaram em 2020 e ganham mais importância em 21.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Outras Tendências de Decoração para o Ano que Vem[/h2]
A influência global, repleta de itens que remetem a outros países e culturas, cresce em relevância. Vale a pena partir para a criatividade e montar você mesmo painéis com pequenos objetos guardados em viagens.
Combine num mesmo quadro tickets de passeios, tampinhas de bebidas estrangeiras, caixinhas de fósforo, rolhas, guardanapos… tudo o que você usou e guardou em suas andanças distantes.
Outra ideia é apostar na citada moda dos quadros e escolher imagens fotográficas com narrativa étnica. Além disso a simples presença de um mapa aberto na parede já atrai essa pegada aventureira e exótica ao ambiente.
Uma tendência específica fica por conta das estampas com rabiscos em forma de rosto. Elas estão por toda parte: desde tecidos passando por cerâmicas e até mesmo adornos de parede.
As plantas em apartamento, ou urban jungle, parecem que nunca mais deixarão de fazer parte de nossas casas. Quanto mais, melhor.
Mas nunca faça delas meros adornos. Mergulhe de verdade nessa onda e cuide delas pra valer, com atenção ao substrato, necessidade de regas e principalmente iluminação.
Verdinhas saudáveis trazem para casa uma beleza e uma energia que objeto nenhum poderá alcançar!