As tendências de decoração em 2022 refletem diretamente o estilo de vida que estamos adotando no momento. E para o ano que vem isso se traduz na consolidação da sustentabilidade, do conforto, de trazer elementos naturais para o interior da casa, incremento do espaço de home office e mais. Confira a seguir.
1. Natureza indoors
Ou seja, natureza dentro de casa. 2022 continuará celebrando a pegada mais rústica de materiais naturais como a madeira, a palha e tecidos orgânicos de texturas mais grossas. Metais rústicos e pedras naturais, onde o mármore se destaca, também estão em alta.
Referências regionais e étnicas seguem fazendo muito sucesso. Elas trazem a ancestralidade para o ambiente. No entanto é importante que estejam em consonância com a sua identidade pessoal. Caso contrário poderão parecer forçadas.
Plantas em alta
Além disso a tendência de natureza se manifesta numa ainda crescente curva da urban jungle, ou seja, da jardinagem mesmo dentro de apartamentos. Agora o paisagismo transcende vasos e canteiros e mergulha nos aquários plantados, levando o contato com as plantas até debaixo d´água.
Ter plantas em casa também melhora a qualidade do ar e equilibra a umidade em regiões mais secas. Sem contar com os benefícios para a saúde mental.
A cor da sorte
O verde é a grande aposta para o ano que vem, a exemplo do que os maiores fabricantes de tintas do mundo já haviam antecipado. É a afirmação, inclusive, da importância que o mundo cada vez mais enxerga nas questões ambientais.
Luz do sol
No quesito iluminação, quanto mais a claridade solar for aproveitada, melhor. A ideia é deixá-la entrar e limitar a ação de lustres, luminárias e abajures para a partir do crepúsculo.
Por isso, se você está projetando, aposte nas janelas grandes e em outros recursos arquitetônicos. Vale lembrar que economizar energia elétrica é uma atitude sustentável.
Vintage
Objetos antigos ou herdados fazem parte da cadeia da sustentabilidade. Antiquários e brechós devem ser cada vez mais frequentados na hora de decorar ou se vestir. O mercado de segunda mão cresce com velocidade nunca antes vista no Brasil e no mundo.
Embora qualquer estilo passado seja válido, a decoração em 2022 será especialmente mais puxada para a década de 1970.
Designers e arquitetos estão cada vez mais propensos a elaborar residências mais sustentáveis, inclusive buscando certificações oficiais de responsabilidade com o meio ambiente.
2. Minimalismo e conceito aberto
É curioso pensar em decoração minimalista quando, ao mesmo tempo, falamos cada vez mais sobre itens de decoração. Na verdade não chega a ser contraditório: o “menos é mais” de 2022 tem um significado diferente do de outrora.
Atualmente ele indica uma tendência de espaços onde a circulação é mais fácil e direta, sem tantos móveis pela frente. Outra tradução dessa ideia são os projetos de imóveis com conceito aberto. Ou seja, de espaços integrados, tais como lofts, mezaninos e casa nua.
No entanto os ambientes precisam continuar acolhedores e confortáveis, bem em consonância com a decoração afetiva. Afinal continuaremos, sim, ainda bastante em casa.
3. Muitas e poucas cores
Em matéria de paleta de cores a decoração em 2022 está bastante permissiva. Isso significa que existem diversas tendências para você escolher:
- Na vertente minimalista você pode se limitar a duas ou três cores neutras. Cinza e bege é uma combinação bastante relevante. Uma das cores, a mais suave, deve ser bem mais dominante, para dar um ar de uniformidade. Uma dica para acentuar o estilo é adicionar um objeto secundário preto na decoração;
- Se estiver mais sintonizado com a força da natureza, o verde pode ser encontrado em incontáveis variantes. Não apenas em forma de tinta mas também em tecidos decorativos, objetos, tapetes, luminárias, etc;
- Paleta com mais de 5 cores – afinal o consumidor está cada vez mais interessado em explorar tons diversos sem medo. Além disso denota personalidade por parte do morador, o que torna a atmosfera mais amigável;
- Entre os tons metálicos o dourado se destaca. Mas use-o com parcimônia, em pequenos detalhes.
4. A evolução do home office
Um dos aspectos mais comentados entre os experts em decoração de todo o planeta é o ambiente de home office como cada vez mais central.
Muitas empresas descobriram a viabilidade desse modelo para vários de seus colaboradores. Sem contar que o mundo ainda deverá enfrentar algumas fases de distanciamento social por conta da pandemia.
Se antes o home-office era improvisado sobre a mesa de jantar, agora a ideia é realmente torná-lo cada vez mais próprio e inspirador. Isso vai impulsionar o conceito de ambientes integrados mencionado acima.
A sua mesa de jantar, por exemplo, poderá ser substituída por outra, híbrida, que permita que o home office seja recolhido com facilidade na hora das refeições – muitos designers de móveis já trabalham em produtos como esse. Isso dispensará a necessidade de remover o computador e a impressora antes do café, almoço ou jantar.
Quartos e closets entram em evidência como ótimos locais para montar seu espaço de trabalho. Ambientes compartilhados por casais ganham ainda mais relevância, de modo que um não atrapalhe as atividades profissionais do outro.
E é claro que você sempre pode usar um cantinho abandonado de um cômodo para montar seu local de trabalho. Principalmente se for junto a uma janela, aproveitando a luz natural.
Outras fortes tendências de decoração em 2022
Estilo zen ou japandi
O estilo zen une minimalismo e materiais naturais, expressando bem o ano que entra. O japandi, mistura do zen japonês com o escandinavo, traz uma versão mais moderna e criativa do casamento dessas duas tendências.
Formas redondas
Móveis com linhas arredondadas dialogam com a noção de conforto e decoração afetiva. A característica também se expande para objetos, tapetes, espelhos e luminárias.
Curvas remetem às formas da natureza, algo orgânico que realça ainda mais o espírito da decoração em 2022.
Home bar
Ter um bar em casa passou a ser mais frequente com a pandemia. A exemplo do home office, a tendência se consolida no próximo ano, ganhando mais destaque e esmero.
Portas pintadas
Portas pretas estão muito in. Mas você pode escolher outras cores para conferir mais estilo à decoração.
Veja o que está em baixa na decoração em 2022
Como vemos as tendências tem sido cada vez mais múltiplas. Então é natural que algumas passem rápido demais, caindo logo em desuso.
- Lettering: embora ainda altamente popular os principais designers preveem a saturação de quadros com frases e palavras em destaque;
- Estampas de animais estofando móveis rústicos ou clássicos;
- Estampas estilizadas de granito ou granilite;
- Banheiras que aproveitam um canto do banheiro (“corner baths”);
- Muitas samambaias. Escolha uma espécie e cuide bem dela;
- Paredes brancas nuas, sem qualquer adorno.