Telhas fotovoltaicas ou telhas solares

Escrito por

Telhas Fotovoltaicas: Também conhecidas como Telhas Solares, são fabricadas com as células foto voltaicas sobre postas em sua estrutura física ou encapsuladas no seu corpo.

Sua produção ainda não é suficiente para atender a demanda dos diversos países com crise energética, mas já há previsões de que em um futuro bem próximo, com o barateamento do custo de produção, poderá ser uma das únicas alternativas possíveis de produção de energia elétrica em escala mundial.

As telhas fotovoltaicas vêm como uma solução substituta aos painéis solares

Você certamente já ouviu falar dos Painéis Solares:

Trata-se de placas montadas com a ligação elétrica em série ou paralelo, ou série e paralelo, dependendo da configuração necessária para a tensão e potência elétrica resultante.

painel solar ou fotovoltaico

Podem funcionar em suportes apropriados e implantados no chão, ou sobrepostos em suportes sobre as telhas da residência ou empresa.

Esses painéis já eram conhecidos em todo o mundo já há tempos, mas seu custo ainda é muito alto, tornando-os restritos a classes mais abastadas financeiramente.

São fabricadas em vários modelos e formatos, não só para atender a produção de energia elétrica, mas também para se adequar ao projeto arquitetônico.

A vantagem das telhas fotovoltaicas

Quando são instalados os Painéis Fotovoltaicos sobre o telhado existente, gera um custo adicional, pois é necessária a colocação de suportes especiais para a sustentação dos Módulos Solares.

telha fotovoltaica

Telha solar fabricada pela empresa Solbravo – Curitiba.

Já as Telhas Fotovoltaicas tem em seu corpo as células solares ou fotovoltaicas encapsuladas ou sobrepostas, não produzindo nenhum custo a mais, pois as telhas são colocadas em seus lugares próprios como se fossem telhas comuns.

Mesmo em telhados pré-existente, basta a substituição das telhas comuns pelas fotovoltaicas, desde que sejam do mesmo modelo, bastando interligar as conexões em série, paralelo ou série-paralelo por debaixo delas, com os condutores (fios) presos por presilhas plásticas nas ripas de madeira que sustentam as telhas.

Custo médio de um Sistema de produção de Energia Alternativa

O custo do sistema fotovoltaico a ser instalado depende do seu tamanho e equipamentos selecionados, e também dependem da quantidade de energia necessária e de características do local da instalação.

Um sistema completo e instalado custa entre R$7.000 e 15.000 /kWp a preços antigos de 2 a 3 anos anteriores.

Levando-se em consideração que um painel foto voltaico com produção de 240 Wp custa em torno de R$3.000,00 atualmente, equivale a 90 telhas foto voltaicas que não precisam de suportes especiais nem mão de obra especifica para sua colocação.

telhas argila fotovoltaicas

Telhas fotovoltaicas fabricadas na Itália.

Lembramos que as telhas fotovoltaicas são instaladas como se fossem telhas comuns, que custariam 80% do valor do painel.

Apenas as conexões elétricas dependem de um profissional qualificado e um bom projeto elétrico para ambos os sistemas.

Podemos então calcular e concluir que as telhas foto voltaicas são mais eficientes não só na instalação, pois geram um custo muito inferior em relação aos painéis, como também são muito mais adequadas quanto à manutenção, estética e facilidade para os projetistas e construtores.