Aparência e Qualidade das Telhas de Barro (ceramica).

 

Lembre-se que a padronização das dimensões das telhas visa facilitar o trabalho de encaixe durante a montagem ou manutenção dos telhados.

Assim, telhas com dimensões fora dos padrões dificultam ou impedem a montagem ou manutenção dos telhados (reposição das telhas).

Sugestões …

– Informe-se sobre a inclinação correta para cada tipo de telha e para cada vão.

– A qualidade e a beleza do telhado dependem muito do grau de inclinação.

Telhados com pouca inclinação tem tendência à vazamentos nas chuvas com vento.

Telhados mais inclinados são mais seguros e embelezam a obra, em regiões com ventos fortes e nas inclinações acima de 45% , as telhas devem ser fixadas, nestes casos procure comprar telhas pré furadas.

– Evite construir proximo a encostas e árvores.

– Faça o ripamento com a telha na obra, pois cada lote pode variar de tamanho.

– Procure sempre um profissional qualificado para montar seu telhado

– Telhas brancas e mescladas são mais sensíveis a fungos e ao envelhecimento precoce, portanto resine ou esmalte para garantir melhor impermeabilidade e aumentar sua vida útil

– Em regiões montanhosas ou sujeitas a ventos fortes, recomendamos a fixação das telhas da beira do beiral ou forrá-las.
No caso de telhas cerâmicas coloniais adote sempre este critério.

Estocagem das telhas

Devem ser impilhadas na vertical com a parte inferior para baixo e em terreno firme e plano, o mais próximo possível do local onde serão empregadas.

As pilhas devem ter , no máximo, três fiadas. As telhas cerâmicas são produtos quebráveis, deve-se portanto acompanhar a descarga, evitando perdas de material.

É recomendável que as pilhas de todos tipos de telhas sejam cobertas com lonas.

Recomenda-se, também, que seja adquirida uma quantidade de telhas aproximadamente 5% superior à calculada para o trabalho, com a margem de folga para compensar eventuais quebras no transporte e manuseio.

 Empenamento

O empenamento das telhas em valores acima da tolerância permitida implica em dificuldades ou impossibilidades em termos de montagem ou manutenção dos telhados.

O excessivo empenamento das telhas propícia a passagem de água pelo telhado, acarretando, além do desconforto, apodrecimento precoce do madeiramento do telhado, com significativos ônus aos consumidores, pela necessidade de frequentes manutenções ou trocas dos telhados.

O empenamento acima do tolerado pode ser originado pela natureza da argila usada como matéria prima ou por deficiências do processo de fabricação, particularmente na etapa de formação ou prensagem ou na etapa de secagem ou queima.

 fonte: Ernesto Ripper (Engenheiro)