Técnicas para Envelhecer o Móvel de Madeira

Escrito por

Seu móvel de madeira está com uma aparência desgastada? Curiosamente, você poderá recuperá-lo fazendo-o parecer mais… velho! Conheça algumas técnicas.

Móveis de madeira são corriqueiramente peças de grande valor afetivo para seus donos – sem contar que em geral custaram caro. Diante desses dois fatos, nada de jogar o seu fora quando começa a parecer desgastado!

Para esses casos existem algumas saídas: você poderá pintar a madeira ou até mesmo forrar seu móvel. No entanto, uma das opções mais procuradas ainda é sobre como envelhecer a peça.

Afinal, é a forma menos radical de transformação do móvel: as características rústica e antiga ficam preservadas.

Envelhecimento de Madeira: Lixamento e Imprimação

poltrona-madeiraA base de toda técnica para envelhecimento de madeira é o lixamento, ou decapagem. Muitas vezes apenas isso já basta para retirar as imperfeições do móvel e dar um aspecto envelhecido a ele.

Para isso, utilize uma lixa fina seguindo o sentido dos veios da madeira. Se o móvel for laminado, use uma lixa mais grossa para remover a camada exterior. Então, pode ser em qualquer sentido.

Se o efeito isolado da decapagem não for suficiente para chegar ao visual esperado, passe uma demão de tinta para imprimação – ela tem o poder de alcançar o efeito.

A rigor, a imprimação da madeira consiste em evitar que ela absorva demãos extras de tinta por causa de nós, fibras ou anéis de crescimento, tornando a superfície com tonalidades desiguais.

Base e Vela para Envelhecimento de Móveis

O lixamento e a tinta de imprimação não foram suficientes para tornar o seu móvel mais vintage – e agora? Uma das soluções é aplicar uma base com cor sobre a superfície.

O ideal é que seja marrom, num tom o mais próximo possível ao da madeira original. Passe suas demãos, com tempo de espera para secar entre a primeira e a segunda.

Quando estiver seco, esfregue uma vela sobre as áreas do móvel que deseja que pareçam mais antigas. Bons pontos são pés, pontas e arestas, que são sempre os primeiros a apresentar sinais de desgaste.

Retire o excesso de cera com uma escova.

Móvel Envelhecido Colorido

moveis-antigosSe quiser colorir o móvel, sem problemas: aplique duas camadas de tinta opaca ou brilhante. A cor fica por conta do seu gosto.

Quando secar, utilize uma faca de ponta redonda para retirar um pouco da tinta nos pontos aonde a cera foi aplicada.

Se preferir, poderá envernizar a peça com uma solução caseira: quatro partes de água para uma de tinta base. Aplique uma camada inicial apenas nas partes do móvel que quer que pareçam envelhecidas. Quando secar, passe uma segunda demão nele inteiro.

Outras Técnicas de Envelhecimento de Móveis

Além dos segredos revelados acima, existem outros artifícios:

  • Pátina: uma das técnicas mais utilizadas para dar um visual envelhecido à madeira. Aprenda a fazer a pátina envelhecida aqui.
  • Mossas: para fazer mossas, que atribuem um efeito de usado, bata com o cabo de um martelo na superfície.
  • Emulsões: utilize tintas de água, dando preferência a emulsões mate. Elas são mais fáceis de texturar que as alternativas à óleo. O efeito de envelhecimento é mais realista.
  • Tinta estalada: use verniz próprio para criar o famoso efeito craquelado: ele “estala” a tinta depois de seco. Utilize um secador de cabelos para secar as demãos de verniz: o calor intensifica o tamanho e a profundidade das rachaduras.