Como Escolher Cortinas de Tecidos Naturais

Escrito por

Quando se pensa numa decoração mais clean ou rústica, pensa-se em geral em cortinas de tecidos naturais. No entanto eles também podem fazer parte de ambientes sofisticados e tradicionais. Conheça algumas sugestões

Tecidos para Cortinas com Base em Algodão

cortina de voil

Cortina de voil

O voil é um tecido bem fino de algodão, levemente transparente. Pode ser liso, amassado, vazado, trabalhado, mais rústico, estampado, com ou sem bordados.

Para um ambiente mais leve, ele pode ser utilizado sozinho. Se fizer parte de um quarto, é recomendável a utilização de um blecaute. É muito empregado para quartos de bebês.
Nas janelas é frequentemente combinado, secundariamente, a tecidos mais encorpados como linho, sarja ou shantung.

O linho, por sua vez, é um tecido bem encorpado e nobre, que cria uma atmosfera de conforto e rusticidade ao ambiente. Se for de tons mais claros permitem a entrada de luminosidade; mais escuros, criará mais sombras.

É mais empregado em salas de estar, escritórios e quartos. Combina-se muito bem com persianas e com o shantung.
Quanto maior a porcentagem de poliéster presente na trama, melhor seu caimento.

A sarja, também encorpada, possui uma trama com estrias diagonais que podem lembrar o denim. É melhor para modelos mais geométricos de corinas, sem muitos franzidos.

Cortinas de Seda, Shantung e Veludo

cortina de shantung

Cortinas de shantung

Já a seda, famosa por sua maciez e sofisticação, quando em cortinas, é usada em camada dupla, para fica mais firme.

Também pode ser usada sozinha ou combinada com diversos tecidos, incluindo outros tipos de seda.

É possível misturar uma persiana em palha de seda e uma manta por cima com tecido de seda regular: com certeza seu ambiente vai ficar muito chique!

Em ambientes formais e áreas sociais, usa-se muito a seda, o que traz um ar moderno e sofisticado para seu espaço. Quartos de casal também a adotam.
A seda tem boa condutividade térmica – ou seja, no inverno esquenta o ambiente e no verão, refresca.

O shantung natural é feito à mão a partir da seda; no entanto, sua textura é mais grossa e apresenta um toque ligeiramente granulado. Também pode ser tecido com poliéster ou mesmo elastano; neste caso, seria um tecido sintético.

Invariavelmente, é tecido à mão e cai muito bem numa área social ou nos quartos.

O veludo é feito de fios de seda e é bastante suntuoso, combinando com regiões mais frias, apresentando funções térmicas e até mesmo acústicas, isolando ruídos. Fica melhor em ambientes realmente sofisticados e seu comprimento deve ir até próximo ao chão.

Caso não vá, é recomendável que tenha acabamentos ao longo de seu comprimento.