Blocos de concreto – Tamanhos!

Escrito por

Blocos!

Voce pode encontrar bons blocos nas casas de materiais de construção!
Mas existem muitos fabricantes artesanais de blocos de cimento, levando a uma variação bastante grande de tamanhos e qualidade.

É preciso escolher todos extamente com a mesma largura e comprimento e sem falhas na aparencia.

Dimensões Nominais (Largura, Altura, Comprimento e Espessura das Paredes)

As não conformidades detectadas nesse ensaio indicam que pode ter ocorrido falha no controle de fabricação do produto e no controle de aprovação de lote que libera o material para saída da fábrica.
Dessa forma, o consumidor encontrará no mercado produtos despadronizados e, ao comprá-los, terá problemas ao longo da construção em função das diferenças de tamanhos apresentadas, obrigando o construtor a fazer improvisos e aumentando o desperdício de material e financeiro durante a obra.

No que se refere à verificação da espessuras das paredes dos blocos de concreto vazados, ou seja, “furados”, as não conformidades encontradas no produto têm influência direta sobre a resistência mecânica à compressão.

Quanto menor a espessura, menor será a resistência e, consequentemente, haverá o comprometimento estrutural da construção.

 

Devem apresentar as seguintes dimensões:

A família 29 é composta de dois elementos básicos: o bloco B29 (14x19x29 cm), o bloco B14 (14x19x19).

Utilizar a família 29 é projetar usando unidade modular 15 e múltiplos de 15, onde 15 é a medida do bloco de 14 cm, mais 1 cm de espessura das juntas.
No caso da família 29, os blocos têm sempre 14 cm de largura. Ou seja, o comprimento dos blocos é sempre múltiplo da largura, o que evita o uso dos elementos compensadores, salvo para ajuste de vãos de esquadrias.

A família 39 é composta de três elementos básicos: o bloco B39 (39×19 cm) e largura variável; o bloco B19 (19×19 cm) e largura variável e o bloco B54 (54×19 cm) e largura variável.

Utilizar a família 39 significa projetar usando a unidade modular 20 e múltiplos de 20, onde 20 é a medida do bloco de 19 cm, mais 1 cm de espessura das juntas.
No caso da família 39, os blocos podem ter largura de 14 cm e 19 cm.

Os blocos de 14X19X39 cm são especial para paredes longas ex; fechamento de Barracões ou Muros onde não há cruzamento de paredes e que não exigem elementos compensadores, já que seu comprimento não é múltiplo da largura.

Os elementos compensadores são necessários não só para ajuste de vãos de esquadrias, mas também para compensação da modulação em planta baixa.

Quando utilizamos os de 14X19X39 cm, precisamos lançar mão de um bloco especial, que é o bloco B34 (34x19x14 cm), para ajuste da unidade modular nos encontros em “L” e em “T”, para conseguirmos amarração perfeita entre as alvenarias.

fonte:www.blocpar.com.br