Stain: Tratamento Completo para a Madeira

Escrito por

O stain é indicado para aplicação em qualquer espécie de madeira. Embora muitas vezes seja confundido com o verniz, o stain é um impregnante que penetra profundamente no material, protegendo-o contra intempéries climáticas, fungos, bactérias e raios solares, tudo isso numa camada bem fina. Saiba mais sobre esse ótimo recurso de conservação de móveis e estruturas.

O stain é capaz de evitar trincas, rachaduras, farpas, apodrecimento e desbotamento da madeira. Além disso, a mantém livre de agentes orgânicos nocivos, pois é fungicida e antibacteriano.

Além disso, o próprio produto não racha, já que acompanha as pequenas acomodações físicas da madeira.

Por conta do altíssimo grau de proteção, o stain é especialmente indicado para madeiras em áreas externas. Móveis em áreas abertas, decks, pilares e vigas como as de pergolados e outros.

Diferença Entre Stain e Outros Produtos de Proteção da Madeira

pincel deck madeiraCom o stain, a textura e o relevo da madeira ficam perfeitamente preservados, pois o produto forma uma película de proteção bem fina – diferentemente de outros vernizes e esmaltes. O aspecto final é bem natural.

Isso ocorre porque o stain é mais sutil. O verniz, por exemplo, não penetra na fibra da madeira; apenas cria uma camada protetora sobre a peça.
Além disso, para manter o stain em dia, ele apenas necessita de reaplicação, enquanto o verniz exige que a camada antiga seja totalmente retirada.

Uma seladora simplesmente fecha os poros da madeira, também formando uma camada mais espessa. Esmaltes, além de anti-fúngicos, são capazes de proporcionar diversas matizes para a madeira, além de dar um acabamento bem lisinho.

Stain e a Coloração da Madeira

O stain é ideal para quem quer manter a cor e a textura da madeira as mais naturais possível. Contudo, é possível dar novos tons à superfície – desde que mais escuros. Clareá-la não é possível.

Uma recomendação é escolher uma madeira com coloração natural mais próxima à desejada – e que seja própria para áreas externas, se for o caso. O ipê é mais escuro, a peroba é mais clara e o cumaru é avermelhado.

Aplicação e Manutenção do Stain

aplicaçao stain mesinhaTodo produto protetor de madeira deve ser aplicado de acordo com as orientações descritas em sua embalagem. No entanto, há medidas preparatórias a serem executadas, para que a aplicação do produto seja a mais eficiente possível.

Lixe a superfície, de modo que eventuais farpas sejam eliminadas e os veios da madeira fiquem bem nivelados e abertos para receber o stain. Limpe bem a poeira formada.

Em seguida, utilizando uma trincha, passe a primeira demão do stain no sentido dos veios do lenho, de maneira bem uniforme. Aguarde 24 horas para realizar a segunda demão.

Duas demãos serão suficientes caso o stain que você comprou seja à base de água. Caso seja à base de óleo, uma demão resolverá a questão.

No caso de madeiras resinosas, tais como a itaúba, o cumaru e o nó de pinus, deverá ser aplicado, logo depois da lixação, um verniz isolante. Ele impedirá que a resina da madeira migre para o stain, alterando seus efeitos.

A limpeza pesada da superfície deverá ser feita com jatos d´água de alta pressão a cada ano e meio. Se o ambiente estiver mais sujeito à poluição, reduza esse prazo para um ano.

A reaplicação do stain deverá ocorrer a cada ano e meio. A manutenção diária poderá ser feita apenas com um pano seco.