Rolos Texturizados Decorativos: Como Usar

Escrito por

 

Às vezes mudar a cor da parede não parece ser o suficiente para a mudança de visual que você quer na hora de redecorar sua casa, e papéis de parede podem ser caros e trabalhosos demais para aplicar.

Atualmente um dos artifícios mais em alta na criação de efeitos mais marcantes na hora da pintura é o rolo texturizado.

Trata-se de rolos de pintura semelhantes aos comuns, mas, ao invés da espuma, ele é revestido de uma borracha com alto-relevos que produzem padrões que “estampam” a superfície.

Os relevos são idênticos a  carimbos e os desenhos vão sendo transferidos para a parede conforme você desliza o rolo com a tinta da cor escolhida.

Escolhendo um Rolo Texturizado

Antigamente era preciso procurar por rolos importados mas atualmente a indústria já fornece versões nacionais que não deixam nada a dever em qualidade e criatividade dos padrões.

Lojas de material de construção ou até mesmo de artesanato e bricolagem devem fornecer um catálogo com o efeito de cada rolo de textura – afinal, é importante visualizar exatamente como sua parede será estampada.

Tinta acrílica é a melhor opção para este tipo de pintura.

Como Usar o Rolo de Textura

Coloque o mínimo de tinta na bandeja e deixe o rolo escorrer depois de passá-lo ali: quanto mais enxuto estiver o rolo, melhor a definição do desenho na hora de estampar a parede e menores as chances de escorrer ou respingar.

rolo texturizadoExistem, também, modelos que vêm com dois rolos: o de borracha, que vai criar o padrão na parede, e outro de espuma, que absorve a tinta e a transfere para o de borracha através de contato direto.

É importante ter bastante coordenação e firmeza na hora de aplicar o rolo texturizado: o sentido deve ser sempre o mesmo desde o começo.

O rolo só deverá ser passado uma vez, no máximo duas: nada de ir e voltar indiscriminadamente, como uma pintura normal.

Se da segunda vez o relevo do rolo não passar exatamente por onde passou na primeira, correrá o risco de “borrar” o desenho, como uma foto desfocada.

A textura não precisa ser aplicada necessariamente sobre uma parede branca; no entanto, se quiser usar o rolo sobre superfície colorida, assegure-se de que a cor empregada na textura não irá mudar sobre outra cor.

O ideal é fazer um teste numa pequena área antes de executar o trabalho final, pra valer.

Dica: o ambiente ganha mais destaque se apenas uma parede for texturizada.

Rolo de Textura sobre Massa Fresca

Outra forma criativa de utilizar um rolo de textura é sobre uma superfície com massa acrílica fresca.

Neste caso o rolo vai criar sulcos na massa e modificar a superfície, ao invés de simplesmente pintá-la.

Umedeça a massa fresca com a ajuda de um pincel, mergulhe o rolo numa bandeja de pintura cheia d´água e finalmente passe-o sobre a massa, criando sulcos na forma da textura escolhida.

O efeito varia de acordo com a quantidade de massa usada e na pressão feita com o rolo.

Espere 24 horas para a massa secar.

Em seguida, utilize uma lixa número 150 e esfregue de leve sobre a massa texturizada, removendo asperezas.

Espane a poeira da superfície lixada com um pincel seco e aplique uma camada de gel para texturas.

Se quiser dar brilho à superfície, passe liqui brilho sobre ela.

Você também pode pintar a superfície sulcada, mas o ideal é utilizar uma massa colorida: a cor é mais homogênea e não haverá o risco de descascar.

O rolo texturizado também pode ser utilizado sobre superfícies de gesso.