Revestimento ceramico = Ladrilhos & Azulejos!

Escrito por

O revestimento cerâmico é um material muito antigo que era utilizado apenas pela nobreza.

Nesta época os azulejos eram ricamente decorados pelos artesãos ceramistas e iam revestir as paredes dos grandes palácios.

Graças à produção industrial em massa e à evolução tecnológica o revestimento cerâmico tornou-se acessível a todas as camadas sociais e as possibilidades de uso cresceram muito.

Atualmente existem revestimentos cerâmicos para todos os tipos de ambientes: áreas comerciais, industriais, residenciais, fachadas, piscinas etc.

Suas características de impermeabilidade, estabilidade de cores, facilidade de limpeza, resistência à abrasão e a manchas somadas à sua beleza estética fazem do revestimento cerâmico o produto ideal para atender às suas necessidades.

A qualidade e a durabilidade de uma superfície com revestimentos cerâmicos estão diretamente relacionadas aos seguintes aspectos:

- Planejamento – escolha correta do revestimento cerâmico

- Qualidade do material de assentamento

- Qualidade da construção e do assentamento

- Manutenção

Ladrilho ou Ajulejo

Ladrilho: é uma pequena placa de cerâmica, mármore, mosaico, etc., de vários formatos, utilizada para constituir um revestimento.
São peças em geral quadradas ou retangulares, de cerâmica, de barro cozido ou de cimento, empregada no revestimento de paredes ou de pavimentos.

Azulejo: o termo designa uma peça de cerâmica de pouca espessura, geralmente, quadrada, em que uma das faces é vidrada, resultado da cozedura de um revestimento geralmente denominado como esmalte, que se torna impermeável e brilhante.
Esta face pode ser monocromática ou policromática, lisa ou em relevo.

 O que é Porcellanato?

O Porcellanato é um produto cerâmico obtido através de matérias-primas de grande pureza submetidas a um tratamento térmico superior a 1200Co.

O Porcellanato é compacto, homogêneo, denso e totalmente vitrificado.

Suas grandes vantagens são:
altíssima resistência à abrasão, resistência ao gelo, a ácidos e álcalis (com exceção do ácido fluorídrico e seus derivados – somente os produtos na versão natural são considerados antiácido), alta durabilidade quando comparado às pedras naturais e outros tipos de cerâmica, cores uniformes e totalmente impermeável.

Por sua grande durabilidade o Porcellanato é especialmente indicado para ambientes de alto tráfego como escolas, hospitais, shopping centers, aeroportos, indústrias e supermercados.

Por possuir total estabilidade de cores e praticamente ausência de expansão por umidade, ele se torna um revestimento adequado para uso também em fachadas.
Sua beleza e versatilidade na combinação de cores fazem também do Porcellanato um revestimento ideal também para ambientes residenciais, onde a estética é fundamental.

fonte: Wekepedia