Revestimento Ecobrick: Tire suas Dúvidas

Escrito por

A parede de tijolinho à vista é um desejo de muitas pessoas. Ela já virou um clássico da decoração, tanto de interiores como de áreas externas.

O melhor é que, atualmente, a parede de tijolinhos já conta com uma forma muito prática de ser feita: por meio do uso dos revestimentos ecobrick.

Confira as nossas dicas e veja que decorar ambientes com ecobrick pode ser uma alternativa totalmente possível.

Características do Ecobrick

sala de jantar ecobrickO ecobrick é um material de revestimento produzido com poliuretano reciclado que imita a aparência de tijolos. 

É, portanto, uma opção eco-amigável ideal para a decoração de paredes, muros, bancadas e pilares, por exemplo.

Outro ponto positivo do ecobrick é que o material é muito resistente à umidade. Além de não mofar e não empenar, você não precisará se preocupar com a ação de pragas, como cupins.

Ele é, também, um excelente isolador acústico e térmico: você não terá problemas com o vazamento de som ou temperatura ambiente – tanto de dentro para fora, como de fora para dentro.

Como Instalar o Ecobrick

sala tijolinho ecobrick

Uma vantagem extra do ecobrick é que ele é bastante simples aplicar e, geralmente, já vêm prontos para instalação.

Como este revestimento é colado por cima da parede, você precisará apenas adquirir uma cola para ecobrick – o restante é muito fácil.

  • Antes de tudo, você deve preparar o local onde pretende aplicar o revestimento. É muito importante que essa superfície esteja seca, portanto, em caso de infiltração, você deve impermeabilizá-la. Para um assentamento correto, a base também deve estar limpa e nivelada (sem saliências).
  • Depois, você irá iniciar a colagem do ecobrick na superfície. Tenha em mente que, para cada m², serão necessárias 15 peças pequenas e 45 grandes (combinação) ou, então, 52 peças grandes (uniforme).
  • Aplique, no verso do ecobrick, duas linhas de cola no sentido do comprimento, afastadas 1 cm das bordas. Em seguida, pressione a peça contra a parede no local demarcado.
  • Mantenha o tijolo pressionado contra a superfície por aproximadamente 45 segundos, ou até que ele se mantenha fixo sem necessitar de apoio. Então, continue a aplicação da próxima peça ao lado da primeira, e assim por diante.
  • Se for necessário cortar, utilize um arco de serra com dentes pequenos e passe uma lixa na linha do corte para obter um melhor acabamento. Se quiser aplicar rejunte entre os tijolos, aguarde 24h até a cola secar completamente e, então, aplique o rejunte. Use uma esponja levemente umedecida para retirar quaisquer excessos – e pronto!

Para que o acabamento fique ainda mais bonito, uma dica é escolher um rejunte com cor semelhante ao ecobrick escolhido.

Os ecobricks também podem ser fixados em bases aquecidas, como churrasqueiras e lareiras (em regimes de -15ºC a 100ºC). No entanto, a aplicação deve ser realizada somente na parte externa.

Exemplos de Ecobricks na Decoração

quarto ecobrickO ecobrick simula o tijolo e é comercializado  em diversas tonalidades, como tijolo envelhecido, terracota, branco, areia, prata, entre outros.

Não necessita de acabamento, como pintura e aplicação de verniz.

Salas, quartos, banheiros e até mesmo cozinhas são ambientes indicados para aplicação do ecobrick, assim como ambientes externos como churrasqueiras e áreas de piscina.

Autoria: Texto elaborado por Mel Quincozes, da equipe de redação da Harpia Casa.