Tenho um reservatório, três caixas d’água e uma bomba!

Escrito por

Tenho um reservatório, três caixas d’água e uma bomba. Posso colocar uma bóia elétrica em cada caixa e usar a bomba para enviar água para as três caixas?

 

Suponho que você possua um reservatório (caixa d’água) inferior com uma bomba d’água instalada que conduz a água para os reservatórios superiores, como no esquema abaixo.

Instalação Elevatória com Dois Reservatórios Interligados

 

É claro que no caso da sua instalação existem três reservatórios, porém a idéia é a mesma, você deve interligar os três reservatórios, com isso terá benefícios na sua instalação, como por exemplo:

● Redução dos gastos com tubulação
● Melhor aproveitamento de toda a água armazenada
● Uso de somente um sistema elevatório

 

Como interligar os reservatórios?

Os reservatórios são interligados obedecendo ao princípio dos vasos comunicantes, que quando se tem líquidos iguais colocados em um tubo em U ocorre comunicação entre eles e o nível tende a se igualar.
Isso também pode acontecer em reservatórios interligados em um mesmo nível, como nas figuras abaixo :

 

 

 

 

 

 

Depois que você interligar os reservatórios, eles funcionarão como se fossem somente um, com a capacidade somada, por exemplo, se você tem três reservatórios de 1000 litros interligados, na verdade você tem um reservatório comunicante de 3000 litros.

Bóias Automáticas, como devem ser instaladas?

 

Neste sistema basta você instalar somente uma bóia automática em um dos reservatórios, pois, se eles estiverem interligados e nivelados, o nível de todos será sempre o mesmo e acionará a bóia e ela desligará automaticamente.

Você pode utilizar o sistema de acionamento automático somente no reservatório superior, ele acionará a bomba quando o reservatório superior atingir o nível mínimo e desligará a bomba quando a água atingir o nível máximo.

Você também pode utilizar o sistema de bóias automáticas tanto no reservatório superior como no reservatório inferior, assim a bomba só irá ligar quando houver água no reservatório inferior, protegendo assim todo o sistema.

Com este sistema não há risco de que a bomba funcione a “seco”.