Repaginando um Quarto de Menina

Escrito por

Aquela filhinha de colo cresceu muito rápido: hoje é uma garotinha ativa, que perdeu o jeito de bebê. Confira agora algumas dicas para repaginar o quarto de menina de forma fácil, econômica e muito divertida.

 O quartinho da sua filha, que é seu reino particular, bem que poderia refletir seu crescimento, certo? E não é preciso uma reforma completa para transformar o espaço de um berçário doméstico para um quartinho divertido.

Conheça algumas dicas a seguir.

Mudando o Quarto da sua Filha: Pensando num Tema

Uma forma muito divertida de fazer a transição do quarto de bebê para o de menina é usar personagens para criar um mundinho particular para ela.

A forma mais simples de colocar essa fantasia em prática é usar a cama. Por ser o sujeito principal do quarto, ela dará o tom da mudança que você quer promover.
Converse com sua menina e descubra qual o tema que vocês darão pro quarto.

cama de coelhinho meninaA maneira mais rápida de “tematizar” o quarto é comprar uma colcha ou edredom com a estampa do tema escolhido.

O mercado oferece várias opções, desde Turma da Mônica, O Pequeno Príncipe, Princesas da Disney, Mickey e muitos outros.

Mas se você não encontrar nada com a estampa escolhida, poderá resolver a questão de outro jeito.

Adquira uma colcha e fronhas lisos, com as cores dos personagens, e depois compre três deles em loja de brinquedos, formato de pano. Pronto, eles podem ir “morar” na cama da sua filha!

Uma colcha com uma bela estampa floral ou de bichinhos também é uma boa pedida. Se houverem almofadas para combinar, então, perfeito.

Mudando as Paredes sem Pintura

Mas a cama sozinha não basta: é preciso estender a proposta para todos os cantos: as paredes merecem ganhar uma bossa! E para isso não é preciso necessariamente contar com tinta. Pense em tecidos autocolantes: são baratos e fáceis para aplicar.

Compre um pedaço menor de uma estampa que faça composé com o tecido da parede e aproveite para forrar um mural de cortiça grande. Se quiser sofisticar ainda mais, providencie uma moldura para ele.

mural cortiça gavetaUma forma muito criativa de incrementá-lo é colocar um pedaço de cortiça forrada dentro de uma gaveta, e pendurá-la na parede.

Nessa idade o que não faltam são mil desenhos e rabiscos de criança, que elas mostram aos pais com o maior orgulho para todo mundo!

Outra saída charmosa é tirar partido desse comecinho de vaidade da sua menina e criar um cantinho onde ela possa apreciar, por exemplo, sua própria imagem numa fantasia!

Use um espelho charmoso, ou vários menores, e pendure bem na altura dela. Aproveite uma cadeirinha que ela já tenha e coloquei junto ao espelho, simulando uma penteadeira.

Outras Dicas de Efeito para Repaginar o Quarto de Menina

Troque as cortinas: você pode comprar já prontas ou simplesmente mudar o comprimento delas, encurtando um pouco ou adicionando uma pala na parte de baixo para deixá-la mais longa.

quarto menina chandelier e dossel

Chandelier e véu sem dossel sobre a cama

Simule a manta de um dossel prendendo um tecido transparente no teto, alinhado ao centro da cama, deixando uma parte caindo na cabeceira e a outra no pé da mesma.

Mude o lustre por um novo. Você encontra modelos super graciosos e em conta em diversas lojas. Um que está especialmente em alta entre meninas é o chandelier de cristais.

E meia-luz também é importante: posicione um abajur gracinha próximo à cama. Luz difusa é uma ótima proposta para a hora de dormir.

Pegue uma bonita garrafa de bebida vazia, retire o rótulo, amarre um laço colorido ou uma renda nela e use para colocar flores naturais. Mas lembre-se de colocar esse vasinho numa prateleira alta, longe do alcance da criança.

No chão, ao invés de instalar um carpete, invista num tapete amplo e lavável para realizar um acabamento visual ainda mais alinhado.