Recupere o Rejunte dos Ladrilhos da Piscina

Escrito por

 

Rejunte é um tipo de cimento que é utilizado após o assentamento das pastilhas, azulejos e outros revestimentos.

Sua função é dar acabamento e vedação à superfície. Isso se torna ainda mais essencial no caso das piscinas.

O rejunte também incrementa a aparência do revestimento escolhido, tanto nas bordas como fundo e laterais da piscina.

Procure Sempre Material de Qualidade – e para Piscinas

A qualidade do rejunte é fundamental: uma vez colocado, existe o risco de dano à impermeabilização caso seja necessário retirá-lo.

rejunte piscinaAssim como o rejunte, a impermeabilização deve ser apropriado para piscina – portanto fique atento para a qualidade, garantia e principalmente especificações do produto: assegure-se de que o produto é mesmo especifico para a finalidade a que se propõe.

Uma boa dica é optar pelos rejuntes epóxi, maleável e mais flexível.

Ele possibilita um acabamento mais atraente e resistente pois é um tipo de cimento plástico, perfeito para piscinas.

Problemas na Piscina: Como Identificar e O Que Fazer

A necessidade de conserto em uma piscina é detectada de forma visual.

Em geral os revestimentos ou rejuntes estão muito feios e caindo, ou existem vazamentos e estes não estão na tubulação, nem no filtro e nem nos dispositivos.

Não é recomendável trocar somente o rejunte mas e sim fazer uma limpeza com tabletes de cloro e escova com cerdas macias.

Piscina Bella Telha, projeto da arquiteta Marli Assis

Piscina Bella Telha, projeto da arquiteta Marli Assis

No entanto, quando realmente é necessário, a piscina é esvaziada e os técnicos raspam, com uma escova com cerdas de aço, todo o rejunte antigo.

Após o procedimento, os revestimentos da piscina são rejuntados.

O tempo depende do tamanho da piscina, mas o ideal é que seja feita na piscina inteira, já que o cloro e o sol desbotam o rejunte, incorrendo no risco de que o novo fique muito visível.

É comum que azulejos e pastilhas se descolem, caiam e quebrem – às vezes porque já estão trincados e não são perceptíveis.

Sendo assim, é necessário que a pessoa tenha peças de reposição quando da raspagem e troca do rejunte. Em uma piscina 8 x 4 x 1,40 que é um tamanho padrão, este procedimento dura em torno de uma semana.

Dessa forma o revestimento precisará ser retirado com muito cuidado para não chegar até a impermeabilização.

A piscina pode voltar a ser enchida após 24 horas do procedimento.

Como São Realizados Conserto em Piscinas

A princípio, piscinas não devem ser esvaziadas: uma vez secas, elas se sujeitam a condições climáticas e à pressão da terra ao seu redor, poderão sofrer danos e rachaduras em suas estruturas.

rejunte piscina limpeza trocaUma das consequências é que os azulejos poderão estufar e até mesmo cair; podendo danificar inclusive a impermeabilização.

Normalmente quando se esvazia uma piscina para ser reformada, sua impermeabilização também é refeita, o que inclui a troca de revestimentos, dispositivos, etc.

Quando o conserto é pequeno, é esvaziada somente até a altura do local do descolamento da pastilha ou azulejo, removendo os que estão em volta pois também podem estar descolando.

Em seguida a colagem das peças é efetuada. Aguarda-se em torno de 24 horas para repor a água. Em dias quentes recomenda-se cobrir com uma lona para evitar o ressecamento, que acabara trincando o rejunte.

Também é possível colar sem remover a água da piscina. Aqui, a cola utilizada é à base de silicone e é aplicada por um técnico munido de equipamento de mergulho, que faz o reparo em baixo d’água. Este procedimento é paliativo.

A impermeabilização é obrigatória em piscinas de azulejos, revestimentos e pastilhas, pois impede que a água vaze.

Limpeza do Rejunte da Piscina

O próprio tratamento da água da piscina, que é a base de cloro, faz a limpeza dos rejuntes, que tendem a acumular algas e fungos.

No entanto, quando necessário, ele poderá ser esfregado com um escovão com cerdas de nylon, que é específico para piscinas.

Não use as escovas de aço pois elas danificam seu rejunte.

Mantenha sempre a água da sua piscina limpa e tratada e com o PH ajustado.