QUARTELA – Peça que sustenta outra. Ver Cachorro e Mísula.

QUARTZO ROSA – Pedra ornamental, semipreciosa e de difícil polimento.

QUEBRA-FOGO – Anteparo usado diante de uma lareira.

QUIOSQUE – Pequeno elemento em madeira, geralmente com cobertura em fibras naturais, ideal para a composição de jardins e áreas de lazer. Ver Gazebo.

 

RÁDICA – Refere-se às deformações em forma de bolas enrugadas que aparecem nas bases dos troncos de árvores, como a nogueira, a imbuia e o pinho-de-riga. Os nós e veias ressaltados, característicos da rádica, são usados no usados no revestimento de móveis.

RAGGING – Tipo de pintura manchada que serve de base para outros efeitos.

RAMAL – Canalização derivada da coluna de distribuição d’água e destinada a alimentar os sub-ramais.

RAMAL PREDIAL – Canalização compreendida entre o colar de tomada ou peça de derivação e hidrômetro, o limitador de consumo ou o aparelho regulador de vazão d’água.

RANCHO – Habitação rústica no campo. Ver Cabana.

REATOR – Peça das lâmpadas halógenas, responsável pela passagem da corrente elétrica da rede para o conjunto da luminária.

REBARBA – Excesso de massa que escapa ao se comprimir os tijolos durante o assentamento; aspereza numa superfície qualquer depois de desbastada.

REBAIXAMENTO DO FREÁTICO – Processo mecânico através do qual por bombeamento modificamos o ponto do Nível do freático, de modo a facilitar serviços em fundações, que ficariam submersas.

REBAIXO – Configuração de alguns furos.

REBOCO – Revestimento de parede feito com massa fina, podendo receber pintura diretamente ou ser recoberto com massa corrida. Quando feita com areia não peneirada recebe o nome de emboço; se feita com areia fina é denominada massa fina.

RECOBRIMENTO – Entre telhas: superposição de parte da telha sobre a inferior. Entre o telhado e a parede: peça engastada na alvenaria. O mesmo que “rufo de parede”.

RECORTE – Abertura em paredes para encaixar balaustradas, guarda-corpos, etc. Acabamento feito no encontro de cores diferentes usadas para pintar a mesma parede ou no encontro de duas superfícies, com pincel.

RECUO – É a incorporação ao logradouro público de uma área de terreno pertencente à propriedade particular e adjacente ao mesmo logradouro, para o fim de executar um projeto de alinhamento ou modificação de alinhamento aprovado pela prefeitura. O mesmo que afastamento.

REDE – Conjunto de telas metálicas empregadas na construção; conjunto das tubulações de água e gás. Ver Afastamento.

REDE DE DISTRIBUIÇÃO D’ÁGUA – Conjunto de canalização constituído de barrilete, colunas de distribuição, ramais e sub-ramais ou de alguns destes elementos.

REFRATÁRIO – Qualidade dos materiais que apresentam resistência a grandes temperaturas.

REGISTRO DE FECHO – Registro instalado no ramal predial, em frente ao prédio, destinado a permitir a interrupção do fornecimento d’água.

REGISTRO DE PASSAGEM – Registro instalado em uma canalização para permitir a interrupção da passagem d’água.

RÉGUA – Prancha estreita e comprida de madeira. Perfil retangular de alumínio que nivela pisos e paredes, enquanto a massa ainda está mole.

REJUNTE – Procedimento de aplicação de pós como cimento branco, cimento, serragem fina, ou granilhas apropriadas, especiais, misturadas em líquidos ou cola PVA, para calafetar cerâmicas e as juntas da alvenaria ou as frestas entre os materiais de acabamento.

REQUADRAR – Executar peças que façam ângulos retos entre si. Tornar quadrado ou retangular.

RESERVATÓRIO HIDROPNEUMÁTICO – Reservatório destinado a alimentar a rede de distribuição de água mediante pressão pneumática.

RESERVATÓRIO INFERIOR D’ÁGUA – Reservatório intercalado entre o alimentador predial e a instalação elevatório.

RESERVATÓRIO SUPERIOR D’ÁGUA

Reservatório ligado ao alimentador predial ou à canalização de recalque e destinado a alimentar a rede de distribuição.

RESPALDAR – Aplainar, alisar o desempenar uma superfície, que pode ser um terreno, uma parede, etc. é chamada de respaldo a última camada de tijolos numa parede, aquela que se encontra com forro; na linguagem dos pedreiros também pode significar levantar as paredes.

RESPALDO – Última carreira de tijolos de alvenaria no encontro com o forro.

RESPINGADOR – Rebaixo ou saliência para desviar as águas pluviais.

RESPIRO – Abertura que possibilita a ventilação em armários e depósitos.

RESIDÊNCIAS EM SÉRIE – Aquelas que, situando-se ao longo do logradouro público oficial, dispensam a abertura de corredor de acesso às unidades de moradia, as quais não Poderá ser em número superior a 20 (vinte).

RESIDÊNCIAS GEMINADAS – Edificações com duas unidades de moradia contínuas, que possuem uma parede comum.

RESPIRO – Pequena abertura, favorece a ventilação em armários, depósitos, tubulações, etc.

RESSALTO – Qualquer saliência na fachada da construção. Outro exemplo são os ressaltos das pias de cozinhas, coloquialmente chamados de bordas.

RETÁBULO – Nas igrejas, peças de madeira ou pedra trabalhada em motivos religiosos na qual se encosta o altar.

REVESTIMENTO – Designação genérica dos materiais que são aplicados sobre as superfícies toscas e que são responsáveis pelo acabamento.

RINCÃO – Ângulo reentrante, voltado para o alto, no encontro de duas águas e onde se põe uma calha inclinada. Detalhe de aresta executado no encontro de pedras, tendo uma delas reentrância 1×1 cm na face interna ou que recebe a colagem. Não confundir com “bit” que seria a reentrância na face externa ou que fica aparente.

RIPA ou SARRAFO – Peça em madeira fina que sustenta elementos como as telhas.

RODAPÉ, RODAMEIO E RODATETO – Faixa de proteção ao longo das bases das paredes, junto ao piso. Os rodapés podem ser de madeira, cerâmica, pedra, mármore, etc. Os rodameio ficam a 1 m do piso e servem de bate maca, ou proteção das paredes, os rodateto são usados junto aos tetos.

ROCOCÓ – Vertente do Barroco que se caracteriza pelo excesso de detalhes e adornos, a maioria folhada a ouro. O termo serve também para designar obras ou objetos de mau gosto pelo excesso de detalhes.

RODAPÉ – Faixa de proteção ao longo das bases das paredes, junto ao piso. Os rodapés podem ser de madeira, cerâmica, pedra, mármore, etc.

ROSÁCEA – Caixilho de grande dimensões e circulares. Ornato colocado no centro dos tetos ou abóbadas que lembram uma rosa.

RÓTULA – Semelhante ao muxarabiê, é um caixilho de porta ou janela fechada com uma grade de pequenas tiras de madeira cruzadas diagonalmente. Com as rótulas, obtêm-se ambientes ensombreados, ventilação, e também pode-se olhar para fora sem ser visto

ROXINHO – Madeira encontrada em Pernambuco. O roxinho recebe o nome de sua cor e serve para construção de vigas, pilares e dormentes.

RUFO e CONTRARUFO – Elemento que se encontra entre os pontos de encontro de telhados e paredes, evitando infiltração de água pluviais na construção. Um fica disposto coroando o topo das alvenarias, e o outro entra com aba. Ver Recobrimento.

RÚSTICO – Tosco. Simples. Construção feita de acordo com técnicas artesanais que aproveita os materiais da região onde se ergue.

REGISTRO DE DERIVAÇÃO – Registro aplicado no distribuidor para a tomada d’água.