Reforma: Saiba Quais Paredes Derrubar

Escrito por

Paredes podem funcionar como estruturas de sustentação ou simples formas de separar ambientes.

É de grande importância saber identificar o verdadeiro papel de uma parede antes de derrubá-la. Para isso, é fundamental ter em mãos a planta do imóvel para mostrar ao arquiteto ou engenheiro que cuidará do assunto.

A seguir explicamos tudo o que você precisa saber.

Casa: Quais Paredes Podem ser Derrubadas

Na maioria dos casos, as paredes internas de uma casa têm papel estrutural: o peso da cobertura também se distribui por elas.

Isso é mais frequente em construções antigas; as mais recentes já são feitas com estrutura de concreto e, por isso, as paredes, que servem para separar ambientes, podem ser derrubadas com mais facilidade.

As paredes de separação podem ser eliminadas ou abertas desde que antes um arquiteto faça um cálculo para redistribuir o peso que suportam e um projeto para substituí-las por outra estrutura, como um pilar ou uma viga – e saber se as outras paredes têm condições de suportar a nova carga.

Além da atenção às cargas, antes de mexer nas paredes é preciso identificar (no projeto ou com uma prospecção) onde estão as prumadas (colunas por onde passam tubulações de abastecimento geral), que podem ser desviadas, se for o caso.

Derrubando Paredes em Apartamentos

Geralmente as paredes internas dos apartamentos apenas separam ambientes e, como não têm função estrutural, podem ser derrubadas com mais facilidade do que em casas.

Também podem ser substituídas por estruturas leves, como paredes de gesso acartonado (dry wall).

A maior preocupação antes de iniciar as obras é identificar as paredes onde estão as prumadas e os pilares (colunas,etc), que não podem ser desviados.

Nesse caso, a parede só poderá ser aberta, e não derrubada.

Cuidados ao Derrubar Paredes

Tanto nos casos de casas e apartamentos, as paredes da cozinha e do banheiro merecem atenção especial, porque nessas regiões passam as tubulações para distribuição de água e coleta da água da chuva.

Antes de mexer em qualquer cômodo, deve-se ter certeza de que dutos de abastecimento de água, energia, gás e cabos de televisão ou de telefone não serão atingidos.

Para isso, consulte o projeto do imóvel, profissionais especializados, síndicos e ex-moradores, por exemplo.

Ao decidir abrir ou derrubar uma parede, além do aspecto estrutural é preciso levar em conta os efeitos que a obra terá no conforto térmico e acústico da casa (como aquecimento ou esfriamento de ambientes incidência de sol e de vento, ocorrência de eco, etc)

Segundo engenheiros, hoje há tecnologias que permitem até eliminar pilares e redirecionar as prumadas, mas o custo dessa operação ainda é muito alto.