O que é o Concreto?

Escrito por

O concreto é um material da construção civil composto por uma mistura de cimento, areia, pedras britadas e água, além de outros materiais eventuais, os aditivos.

Quando armado com ferragens passivas, (é quando o concreto comum é adicionado de vigas de aço) recebe o nome de concreto armado, e quando for armado com ferragens ativas recebe o nome de concreto protendido.

Sua resistência e durabilidade depende da proporção entre os materiais que o constituem.

A mistura entre os materiais constituintes é chamada de dosagem.

Para obtenção de um bom concreto de acordo com sua finalidade, devem ser efetuadas com perfeição as operações básicas de produção do material, que influem nas propriedades do concreto endurecido.

Materiais

Use pedra e areia limpas (sem argila ou barro), sem materiais orgânicos (como raízes, folhas, gravetos etc.) e sem grãos que esfarelam quando apertados entre os dedos.

O cimento deve ser de boa qualidade.

A água também deve ser limpa (boa para beber).

É muito importante que a quantidade de água da mistura esteja correta. Tanto o excesso como a falta são prejudiciais ao concreto.
Excesso de água diminui a resistência do concreto. Falta de água deixa o concreto cheio de buracos.

As britas quando expostas a grande insolação devem ser umedecidas para não alterar o abatimento do concreto.

As operações básicas de produção do concreto

Dosagem:  Estudo, indicação das proporções e quantificação dos materiais componentes da mistura, afim de obter um concreto com determinadas características previamente estabelecidas.

Mistura:  Dar homogeneidade ao concreto, isto é, fazer com que ele apresente a mesma composição em qualquer ponto de sua massa.

Transporte:  Levar o concreto do ponto onde foi preparado ao local onde será aplicado, podendo ser dentro da obra ou para ela, quando misturado em usina ou fora dela.

Lançamento:  Colocação do concreto no local de aplicação, em geral, nas formas.
Começa a endurecer apos quatro horas da adição da agua.

Adensamento:  Compactação da massa de concreto, procurando retirar-se dela o maior volume possível de vazios – ganho de resistência.
Usa-se vibrar a massa com vibradores mecânicos,devendo-se evitar o excesso.

A Cura:  Conjunto de medidas com o objetivo de evitar a perda de água (evaporação) pelo concreto nos primeiros dias de idade, água essa necessária para reação com o cimento (hidratação)

.Utilizam-se mantas de feltro molhadas com água. Em climas muito frios aquecem com vapor.

Normalmente a resistência de projeto é atingida após vinte e oito dias da aplicação.

fonte: wikipedia.org