Qual piscina construir: alvenaria, fibra de vidro ou vinil?

Escrito por

Ao escolher o tipo de piscina a se construir, são vários os fatores que devem ser levados em consideração.
Desde a área do terreno, até o orçamento podem influir no momento de decidir sobre a melhor opção.
Conheça as características dos três tipos de piscina mais comuns no mercado e saiba qual se adapta melhor ao seu projeto.

Vantagens das piscinas de concreto e alvenaria

Além de valorizar e embelezar a sua casa, a piscina de alvenaria tem uma boa relação custo benefício.
Apesar de apresentarem um custo superior, em comparação com os outros tipos de piscina, as de concreto têm grande resistência mecânica, apresentando uma durabilidade de até trinta anos.

Qual piscina construir - de concretoElas também são muito versáteis, podendo ser projetadas em qualquer tamanho ou formato, desde que se tomem alguns cuidados básicos, como a utilização de mão de obra especializada.

Uma outra vantagem deste tipo de piscina é que há uma grande variedade de acabamentos disponíveis para a utilização: desde o tradicional azulejo, até as pastilhas ou pedras.

O importante no momento de decidir o tipo de revestimento que se vai usar é considerar, além da beleza, a higiene.
Isso porque alguns materiais propiciam o acumulo de sujeira, fungos e bactérias e dificultam a limpeza.

Outro cuidado importante é avaliar o tipo de terreno onde a piscina será construída.
Terrenos menos estáveis podem demandar reforços especiais, o que aumenta os custos da obra.
Além disso, não se pode esquecer que toda piscina de alvenaria deve receber uma camada de impermeabilização, que pode ser feita em argamassa ou manta asfáltica, por exemplo.

Uma desvantagem é que, por se tratar de uma construção ás vezes mista de concreto e alvenaria, podem eventualmente surgir fissuras ou rachaduras.
Para evitar esse tipo de problema, recomenda-se não esvaziar a piscina sem antes consultar um especialista, já que alguns danos na estrutura podem ser irreversíveis.

Vantagens das piscinas de fibra de vidro

As piscinas de fibra de vidro têm menos versatilidade em relação à formas e tamanhos do que as de concreto-alvenaria e vinil.

Apesar disso, as piscinas de fibra apresentam importantes vantagens, como o preço e a durabilidade, pois geralmente contam com garantias longas.
Por serem pré-fabricadas, elas também são muito rápidas de se instalar.

qual piscina construir , de fibra de vidroSua construção consiste basicamente na retirada da terra do local onde a piscina será posicionada e na construção do piso ao redor dela.

É importante estar atento pois, caso o seu terreno não seja suficiemente estável, pode ser necessária a construção de uma estrutura que lhe dê reforço, o que faz com que os custos da obra aumentem.

Uma vantagem importante é a higiene: por se tratar de superfícies lisas, são fáceis de limpar e não propiciam o acúmulo de sujeira, fungos ou bactérias.

Também são muito resistentes aos vazamentos.

Com o tempo podem apresentar bolhas, porém com os cuidados e a manutenção necessária podem manter suas características por até dez anos.

As desvantagens desse tipo de piscina têm a ver com as limitações na escolha de modelos diferentes e com o transporte da peça até o terreno.
Algo importante a se considerar é que a instalação em locais de difícil acesso pode ser inviável.

Recomenda-se também um cuidado especial ao escolher o fabricante.
Uma pesquisa prévia pode ajudar a evitar problemas futuros com alguma instalação irresponsável em terrenos inadequada ou com negligência na hora da manutenção, por exemplo.

A seguir: Vantagens das piscinas de vinil.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Toprural, Jorge Franganillo, Brenda Fernandez, Christian Lambert Photography