Prumo e Nível Laser: Como Escolher

Escrito por

O prumo e o nível são ferramentas fundamentais na hora de construir um imóvel. Eles realizam marcações respectivamente verticais e horizontais para garantir o alinhamento perfeito de um ponto a outro. Conheça suas versões à laser e garanta resultados ainda mais eficientes.

Atualmente prumos e níveis se valem do laser para medições e marcações, ao invés dos tradicionais fios de nylon. O nível e o prumo laser vem juntos num só produto e entregam muito mais velocidade e precisão na marcação.

O prumo assegura que a construção se erga de modo perfeitamente vertical, bem perpendicular ao chão. Já com o nível é possível garantir que a base de um edifício fique totalmente plana, horizontal.
Ambos evitam curvaturas e desníveis perigosos que levem ao desabamento da construção.

No entanto, existem outras atividades numa obra ou reforma que também pedem o uso do nível laser. Instalação de drywall, rebaixamento de tetos, colocação de pisos, corrimãos, canos internos e externos e até mesmo quadros e prateleiras na parede.

Ao contrário do nível tradicional, manual,, o laser requer apenas uma pessoa para realizar o trabalho.

Tipos de Nível e Prumo Laser

nível laser parede

Nível laser inclui as funcionalidades verticais de um prumo

Entre os tipos mais usados de nível laser estão os ponto a ponto, rotatórios e o cross. Com eles também é possível estabelecer as coordenadas verticais – ou seja, o prumo – da construção.

Nível Laser Ponto a Ponto

O nível laser ponto a ponto emite, a partir de um só ponto, feixes de luz laser ortogonais entre si que substitui os fios de nylon e prumos de peso. Assim, apontam para marcação de esquadro, de eixos, prumo e nível.

O grande apelo do ponto a ponto é que é muito prático e rápido para realizar medições. Isso elimina a necessidade de usar pêndulos, posicionar e alinha fios e marcar eixos.

Nível Laser Rotatório

No nível laser rotatório, o ponto de emissão do feixe de luz está localizado sobre uma peça giratória. Esse rotor facilita alinhamentos em ambientes fechados, incluindo telhados, forros e alvenarias, medindo o nível da área ao seu redor.

Assim, o nível rotatório identifica, ainda, e com boa precisão, por onde o plano formado pelo laser está passando. Isso ajuda inclusive a detecção do nível da forma e espessura de uma laje ao longo de uma concretagem, de um nivelamento de fundações e muitas outras estruturas.

Nível Laser Cross

Já o nível do tipo cross origina um feixe à laser constante, que em geral funciona como um eixo para a marcação de uma linha reta sobre uma superfície, num formato de cruz.
Dessa forma ele ajuda a estabelecer a marcação de nível, alinhamento de pontos, de máquina de corte, prumo e esquadros, inclusive de estruturas.

A precisão média da marcação realizada pelos equipamentos laser é de aproximadamente três milímetros. Isso faz deles 100% mais exatos do que os modelos tradicionais.

Modelos e Acessórios de Prumo e Nível Laser

nivel laser chãoExistem muitos diferentes modelos de nível laser – dos mais simples aos mais sofisticados. Com isso, o próprio preço do equipamento também varia enormemente.

Um dos principais aspectos que você deverá levar em conta é o número de feixes laser (linhas) que o nível oferece. É importante que você defina a sua necessidade. Eles podem vir com uma (míni nível) a até oito linhas.

Outro aspecto é o alcance do feixe laser. Alguns possuem comprimentos mais curtos, com cerca de 10 metros; outros chegam a 80 metros. Para prolongar um raio mais curto para até 50 metros, é necessário adquirir um detector de laser.

Para manter o nível laser o mais estável possível – e em alturas maiores -, existem tripés especializados para o equipamento. Isso ajuda na exatidão dos resultados mesmo em terrenos com ondulações.
Se o seu nível não é o do tipo rotatório, um tripé giratório poderá desempenhar essa função.

Quando ligados, os níveis levam de dois a cinco segundos para indicar o resultado. Alguns possuem emissões sonoras e luzes piscantes  para indicar que o próprio aparelho não está nivelado. Outros modelos se auto-nivelam.

Óculos vermelhos são bastante indicados para incrementar a visualização dos feixes laser.