Projeto Hidráulico: Como Entender

Escrito por

Não existe construção ou obra que não inclua um projeto hidráulico. Afinal, a passagem de tubulações de água precisa ser cuidadosamente planejada.

O plano hidráulico é um dos requisitos importantes na hora de construir ou reformar. Ele evita inúmeros erros na montagem do sistema, economizando dinheiro e tempo.

Ele prevê todas as especificações de canalização, com as dimensões necessárias ao sistema hidráulico. E devem ser bem guardados para possíveis futuras obras ou reparos em encanamentos.

Conteúdo da Planta Hidráulica

projeto-hidraulicoA planta geral da instalação hidráulica mostra o conjunto de ramificações do encanamento e os lugares por onde passam estes canos, com tamanhos e outros detalhes.

Para simplificar, vamos chamar de encanamento vários dutos condutores responsáveis pela distribuição de não apenas água mas também eletricidade, gás, telefone, etc.

Se você pretende mudar uma parede, fazer um buraco para uma nova porta, colocar uma prateleira ou ainda consertar um vazamento interno de uma parede, você tem de ter em mãos a planta geral de instalação hidráulica e a elétrica, por vários motivos:

  • Localizar a passagem dos canos, e quais;
  • Saber qual é o registro que fechará a água ou qual a caixa onde se desconecta um determinado cômodo;
  • Saber quais as ramificações que ficarão à seco (banheiros, cozinha, etc.) ou no escuro caso o conserto leve tempo.

Um aspecto muito importante para se levar em conta é a pressão da água na rua.

Quando a pressão da água é muito baixa, acaba levando tempo demais para encher a caixa d’água.

Isso acarreta desde a escassez da água em casa ao mau funcionamento de chuveiros (com pingos ao invés de jatos), lavadoras de roupa (demoram para encher) e de louça (demora para completar sua função).

Em contrapartida, se a pressão é demasiadamente alta, a tubulação deverá ser mais larga e com conexões bem mais fortes.

A saída é instalar dispositivos que controlam esses extremos de pressão.

Projeto Hidráulico: Símbolos

Uma planta de projeto hidráulico assinala os pontos exatos onde se encontrarão o material da tubulação, a própria tubulação e seus diâmetros. Na verdade, ela se desdobra em duas plantas.

A primeira é a de Distribuição e Captação Geral, que ilustra a entrada de água, esgoto e ralos. Também indica a alimentação de água quente e fria. A segunda trata exclusivamente das temperaturas: chama-se Vistas de Água Fria e Quente.

Abaixo temos uma única planta que engloba essas duas informações: