PROJETO de CONSTRUÇÃO : detalhe… a circulação do ar!

Escrito por

- A circulação de ar de sua casa :

Como a observação do clima e dos ventos pode ser importante na hora de escolher onde colocar as janelas em um projeto.

A renovação do ar dentro de casa é imprescindível para o conforto térmico e saúde de seus habitantes.

A presença de ventilação natural constante combate o aparecimento de ácaros e fungos, que precisam de ambientes quentes e úmidos para crescer e são os causadores de alergia mais comuns nos humanos.

Ainda, promover a correta circulação de ar dentro da sua residência minimiza o gasto de energia elétrica proveniente do uso de ar condicionado e ventiladores, o que contribui para a eficiência energética da edificação e configura um estilo de vida sustentável.

- Ventos predominantes:

Para definir a melhor localização das janelas em cada cômodo da sua casa é necessário antes analisar quais os ventos predominantes na região.

Às vezes não conseguimos precisar o sentido do vento pois alguns obstáculos, tanto naturais (montanhas, árvores) quanto artificiais (muros, edifícios altos) podem desviá-lo ou mesmo canalizá-lo.

A posição e o projeto da sua casa inclusive podem ser responsáveis pelo mau aproveitamento dessa condição ambiental.

No Brasil, os ventos vem predominantemente do litoral.
Mas para ter a posição exata do mesmo, pode-se perguntar na vizinhaça, procurar em sites de previsão do tempo ou até mesmo um simples instrumento como um lenço pode ajudar a identificar o sentido do vento.

 - E o sol da tarde – bate aonde?

Conhecer a posição dos pontos cardeais em relação a sua casa também pode facilitar a determinação do vento predominante, além de ser um grande aliado na hora de escolher a posição de cômodos e janelas em relação a exposição solar.

Por exemplo, salas e quartos normalmente ficam voltados para o Sul ou o Leste, onde nasce o sol, o que mantém o cômodo fresco a noite.

Já banheiros e cozinhas podem ficar tranquilamente a Oeste ou Norte, já que seu uso se resume a poucas horas do dia apenas.

É claro que também deve ser levada em consideração a rotina e hábitos dos moradores da residência, a fim de definir a localização que irá gerar um melhor conforto térmico para cada ambiente em uso.