PRESSURIZADOR de água TUCHÃO, como FUNCIONA?

Escrito por

Duvida:

Instalei um tuchão dentro de minha caixa d’água (não tinha pressão nos dois chuveiros dos banheiros de cima –sobrado).

Agora as descargas não param de vazar e surgiu um vazamento em uma das paredes.

Tem algum jeito de manter o tuchão ou vou precisar retirá-lo?

Vamos esclarecer algumas informações sobre o tuchão:

O pressurizador tuchão utiliza a pressão fornecida pela concessionária que administra o abastecimento de água, em alguns locais esta pressão é satisfatória e em outros ela pode ser baixa e em outros pode ser fornecida uma pressão de água bem alta.

No geral as tubulações para água fria suportam em média 7,0Kgf./cm²,porém com o tempo essas tubulações perdem resistência mecânica devido a uma série de fatores e passam a ser vulneráveis a pressões menores.

É o que acontece com as torneiras de bóias dos reservatórios superior (caixa d’água) e as torneiras de bóia das caixas de descarga e caixa acoplada, com o tempo essas bóias são danificadas devido à ação do cloro que causa o ressecamento dos vedantes, conseqüentemente não suportam as pressões fornecidas pela tubulação de água. Imagino que o seu tuchão esteja instalado como na figura :

Esquema de Instalação do Tuchão com Válvula Redutora de Pressão

Se for adotado este sistema com toda certeza os vazamentos nas torneiras de bóias irão parar, porém o vazamento da parede será necessário o reparo, pois mesmo com a redução da pressão o vazamento poderá continuar.

A Válvula redutora de pressão permite que você regule a pressão de entrada de água na residência evitando estes problemas de rompimento da tubulação e vazamento nas torneiras de bóia, tanto do reservatório superior como da caixa de descarga, mas é preciso instalar a válvula redutora de pressão exatamente como está instalada no desenho.

Você pode usar uma Válvula redutora de pressão exatamente como a da figura a seguir:

Ela possui um parafuso de regulagem manual, que será regulado de acordo com a vontade do usuário. Disponível em diversos diâmetros.

Regule a válvula de acordo com a sua necessidade.

OBS: Não adianta substituir a válvula redutora de pressão por um registro de esfera ou gaveta, fechado pela metade, pois, isso não reduz pressão e sim a vazão, a pressão é constante.

Outra coisa que observei no seu relato é que a água ficou vazando pelo extravasor (ladrão), então provavelmente você não tem acesso visual a ele, é importante que o tubo chamado de ladrão deságüe em um local visível justamente para você saber que está ocorrendo algum problema de vazamento.