Pressurizador e valvula Hydra… funciona?

Escrito por

Como fazer ?

Tenho em minha instalação hidráulica duas válvulas Hydra, uma em cada banheiro, e a pressão de água nas duas torneiras do andar de cima da casa é bem fraca, posso instalar um pressurizador mesmo com as válvulas?

 

Para que uma instalação hidráulica atenda todos os pontos de uso da água de forma satisfatória é necessário que haja um dimensionamento como orienta a NBR 5626/98, norma esta da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Quando este dimensionamento não é realizado ou é realizado de forma errada , alguns pontos de uso de água não apresentam a pressão e vazão suficientes para atender a necessidade do usuário.

Acredito que no seu caso, este erro de dimensionamento ocorreu, pois, como você mencionou as duas torneiras do pavimento superior possuem baixa vazão de água.

A solução do seu problema seria mesmo a instalação de um pressurizador de água na tubulação hidráulica, caso não seja possível redimensionar a instalação, isso incluiria elevar a altura do reservatório e talvez trocar algumas tubulações por diâmetros maiores, mais como na maioria dos casos esta segunda opção é muito mais cara e trabalhosa, a solução de instalar um pressurizador acaba sendo a mais escolhida.

Em relação a sua dúvida, da possibilidade de instalar um pressurizador em instalações que possuam válvula de descarga, não há problema nenhum.

Você pode instalar o pressurizador normalmente, claro que seguindo as orientações da instalação.

Em relação ao aquecedor de passagem a gás, a resposta é a mesma, não há problema algum, você usará o mesmo pressurizador, o pressurizador de água aumentará a pressão e vazão da rede de água fria que consequentemente aumentará a pressão da água que passará pelo aquecedor, tendo como resultado o fornecimento de água quente com maior pressão.