Casa barulhenta? Como resolver o ruido no pressurizador!

Escrito por

Ruido no pressurizador !

Tenho instalado na minha casa um pressurizador fluxostato 120 p ¾” e ele faz muito barulho quando se aciona qualquer água em casa.

Já tentamos de tudo, mas ele faz um barulho horrível.

Solução para problema de origem Sonora

Em primeiro lugar precisamos descobrir a origem deste ruído, a origem pode ser sonora ou vibratória, ou seja, se for de origem sonora, o som é emitido pelos próprios equipamentos que compõem o pressurizador, porém se for de origem vibratória, significa que o pressurizador não está fixado da forma correta.

Vamos estudar algumas possíveis soluções para este problema:

– Uma caixa acustica para o motor:

É difícil eliminar totalmente a emissão de som deste equipamento, porém podemos amenizar a situação.

A principal fonte de emissão de som de um pressurizador é o motor, se tentarmos isolar o motor acusticamente é possível que este ruído diminua consideravelmente.

Como seria difícil isolar somente o motor de um pressurizador, podemos tentar isolar todo o pressurizador, podemos colocá-lo dentro de uma caixa de madeira com tampa, porém esta caixa tem que ser preparada para absorver o som emitido pelo pressurizador, pois, somente a caixa não será capaz de absorver a acústica deste equipamento.

Você pode utilizar caixas de ovos que é um material geralmente descartado.
Você vai revestir as paredes internas da caixa do pressurizador com as caixas de ovos, ou seja, colando as caixas na parede da caixa, este revestimento vai absorver o som produzido pelo equipamento, porém é necessário tomar alguns cuidados em relação à ventilação do motor deste equipamento.

Faça alguns pequenos furos na lateral da caixa exatamente no lado em que fique instalada a parte traseira do motor, isso possibilitará a ventilação do mesmo.

ruido no pressurizador - forro de espuma

ruido no pressurizador – forro de espuma

Revestimento Acústico de Espuma

É necessário que você faça os furos para passagem da tubulação.

Como eliminar a vibração do Pressurizador:

O pressurizador pode estar exercendo um movimento vibratório, ou seja, por não estar fixado corretamente em uma base, o equipamento está produzindo vibração e assim emitindo som durante o seu funcionamento.

Você pode resolver este problema eliminando a folga que deve existir entre a base do pressurizador e a base de fixação, ou também, colocando algum material que seja capaz de absorver esta vibração como borracha ou espuma entre as duas bases, ou ainda podem-se utilizar os chamados pés anti vibrações que também podem atender a sua necessidade.

ruido no pressurizador por vibração

ruido no pressurizador por vibração

 

Pés de Borracha Anti Vibração

Verifique também todos os parafusos de fixação do pressurizador, pois, pode haver algum que não esteja devidamente apertado, isso também pode proporcionar vibração no equipamento.

Acredito que utilizando um destes procedimentos, ou utilizando os dois ao mesmo tempo, você consiga resolver em grande parte este problema acústico na sua residência.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Fimb