Estantes e Prateleiras em Material Reciclado

Escrito por

Foi-se o tempo em que estantes e prateleiras eram apenas compradas prontas ou feitas por um marceneiro. Essenciais para guardar livros e dar suporte a porta-retratos, abajures e muitos outros itens, ela pode derivar de objetos usados.

Sim, a reciclagem já se tornou um estilo clássico da decoração – e as prateleiras não ficaram de fora! E, para essa proposta, prateleiras improvisadas a partir de utensílios em desuso são ainda mais charmosas que as comuns.

Um dos pontos altos das estantes e prateleiras é que elas ajudam a guardar verticalmente os seus pertences, economizando espaço plano.

A seguir, surpreenda-se com algumas das versões mais criativas do momento.

Prateleiras Feitas de Objetos

prateleiras-skatePrateleiras não apenas apoiam objetos como também podem ser feitas deles.

Pranchas de skates, também conhecidas como shapes, possuem comprimento e largura perfeitos para se tornarem prateleiras.

Basta retirar o eixo e as rodinhas e prendê-los na parede com o auxílio de suportes.

prateleira cadeira

Outra ideia fantástica é utilizar cadeiras dobráveis: pregue bem seus encostos junto a parede e deixe a parte do assento para fora.

Uma vez aberto, o assento será a prateleira.

O apoio para pés pode servir de um cabideiro ou toalheiro.

prateleira livros

Livros grandes também podem se tornar prateleiras para pequenos objetos.

Você só precisa se certificar de que não vai desejar lê-los tão cedo!

Estantes Sustentáveis

escada estante

Imagem: www.decoracaofacil.com

A exemplo da nossa imagem em destaque, escadas simples, de madeira, podem dar origem a uma estante bem estável e resistente.

Você pode usar duas estantes de cabeça para baixo e conectá-las com pranchas de madeira em degraus alternados.

Também pode simplesmente utilizar apenas uma escada aberta e apoiar as pranchas nos degraus – pode ser em todos eles, caso os objetos que você pretenda alojar ali não sejam muito compridos.

Escadas como estantes ficam bem em uma variedade de ambientes, dos mais despojados até os mais clean. Basta escolher a cor e o acabamento delas.

prateleiras-paletsOs famosos palets, aqueles caixotes de madeira que transportam frutas e vegetais, bastante encontradas em feiras, também podem se transformar em estantes.

Pregadas individualmente na parede pelos fundos funcionam como nichos.

Se aparafusadas a partir de uma de suas laterais, servem como prateleiras com proteção dianteira contra quedas, o que pode ser bastante útil.

estante-encanamento

Canos aparentes podem dar um ar bem moderno e industrial ao ambiente.

Se essa for sua proposta de decoração, use-os bem colocados parede acima, formando prateleiras que apoiam, ainda que de forma vazada, seus livros.

A distância entre o cano horizontal e a parede precisa ser bem calculado, já que exageros para mais ou para menos não darão o suporte necessário junto à parede.