ASSOALHOS E PISOS em madeira – como fazer?

Escrito por

Pisos e Assoalhos em madeira

Aplicação de madeira na construção ou revestimento de pisos, é uma das técnicas mais antigas usada para aquecer e dar conforto em ambientes para moradia.

assoalhos – laminados – tacos – parquetes

Pisos e Assoalhos em madeira : Assoalhos

São feitos de réguas de madeira maciça que podem ter comprimento, espessura e larguras variáveis, conforme a necessidade e a geometria.

Pisos e Assoalhos em madeira  -  assoalhoO assoalho de tabua corrida é o mais classico, geralmente estas tábuas são aplicadas diretamente sobre contrapiso (piso sem acabamento) e fixadas por barroteamento (pequenos pedaços de madeira embutidos no cimento ao nível do piso, nos quais serão aparafusadas ou pregadas).

Lateralmente, as peças são encaixadas de modo a não deixar qualquer espaço vazio, de comprimentos diversos, larguras de 0,10cm, 0,15cm e 0,20cm. .

A colocação pode ser feita também em diagonal e até mesmo de maneira mista, dependendo somente da capacidade de quem o faz.
É muito importante calcular bem a espessura do piso e sua relação com o espaço abaixo (a altura) das portas.

Pisos e Assoalhos em madeira :  Laminados

Pisos e Assoalhos em madeira  -  piso-laminadoSão réguas resinadas de cerca de 8mm de espessura (existe uma enorme variedade de pisos laminados), que tentam reproduzir artificialmente os padrões da madeira.

São fixadas entre si por colagem e encaixe, em geral coladas diretamente no piso preparado, mas também podem ser colocadas encima de um assoalho já existente, dependendo das condições encontradas.

Nem sempre o resultado é o mais “natural”.

Pisos e Assoalhos em madeira ; Tacos

São pequenas placas de madeira maciça com tamanhos variáveis, encaixadas e coladas entre si, geralmente são aplicados diretamente sobre contrapiso .

Pode-se escolher o tipo e cor dos tacos, permitindo desenhos e nuances na composição do piso.

Pisos e Assoalhos em madeira : Parquetes

Constituem-se de placas compostas por pequenos grupos de tacos colados, formando uma espécie de mosaico.

Colados diretamente sobre o contra piso, por melhor que sejam as colas sempre existirá a possibilidade de descolagem.

Pode-se escolher o tipo de madeira e cor dos parquetes (que são muito variados), permitindo desenhos e nuances na composição do piso.

Pisos e Assoalhos em madeira  -  parquet

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Alex E. Proimos