Como Escolher o Piso para Ambientes Comerciais

Escrito por

Loja, escritórios, restaurantes, bares… ambientes comerciais precisam de pisos adequados para o fluxo de pessoas. Na hora de escolher, é importante ficar de olho em alguns fatores. Veja a seguir.

Além de bonitos, os assoalhos de estabelecimentos comerciais precisam ser resistentes, fáceis de limpar e funcionais. É preciso qualidade e durabilidade para resistir ao vai e vem intenso de sapatos (de salto, inclusive), da queda de objetos diversos, entre outras particularidades.

Melhores Pisos para Lojas, Consultórios e Escritórios

Ambientes comerciais que primam pela reputação da sua marca precisa, sim, colocar beleza em primeiro lugar. Um lugar harmônico e bonito é o cartão de visitas do seu negócio, e precisa passar uma boa impressão assim os clientes chegam.
A ideia é sempre coordenar o padrão do piso com o restante do décor. Mas a funcionalidade deve vir de mãos dadas.

mesa reuniao escritório pisoOs pisos vinílicos são as melhores escolhas para este cenário. Este tipo de assoalho é a mais utilizada tendência entre arquitetos, decoradores e construtores; Tanto pelo seu custo, que é bastante equilibrado, quanto pelos seus benefícios.

São duráveis, pode ter padronagem similar à madeira, e ao toque ele é similar a uma borracha. Pode ser instalado sobre cerâmicas ou cimento, o que torna sua aplicação mais simples.

Para assentá-los sobre outros contrapisos, o que é muito comum se o estabelecimento é alugado de terceiros, contudo, é recomendado pedir a um profissional especializado uma avaliação prévia. Apenas ele, dizendo se será possível ou não.

O uso do vinílico é recomendado para áreas internas, pois não pode receber luz solar direta por muito tempo ou chuva. Mesmo assim, ele também oferece conforto térmico, ou seja, não esquentam demais em dias de calor e nem ficam gelados demais em dias frios.
O que é ótimo para manter a temperatura interna constante.

Pisos Laminados para Ambientes Comerciais

Os pisos laminados também podem ser uma boa opção, mas são um pouco mais delicados do que os vinílicos. Para escritórios com circulação reduzida de pessoas, eles funcionam bem.

No entanto, existem linhas específicas de fabricantes nacionais que são desenvolvidas para ambientes com alto tráfego de pessoas, com proteção contra riscos, e que oferecem muito mais resistência e durabilidade mesmo em condições de alta circulação.

Os laminados contam com uma grande variedade de tipos e padrões, se encaixando nos mais diversos ambientes. Ecologicamente corretos, são feitos em compensado de madeira reflorestada, na maioria dos casos. Também são fáceis de limpar: precisam apenas de um pano úmido.

Pense sempre na segurança das pessoas presentes. Pisos escorregadios devem ser eliminados, evitando incidentes.

Carpetes: Tradicional, Mas Modernizado

carpete montagem

Mesmo carpetes dispensam instalações complicadas, vindo em módulos de encaixe

Os carpetes, há décadas muito populares em escritórios, oferecem conforto térmico e eliminam o barulho de passos. Por isso é vantajoso sobretudo em prédios, eliminando o desconforto dos ruídos que vazam de um andar ao outro.

Esse revestimento requer manutenção periódica, e é muito importante mantê-lo sempre limpo, para não causar alergias que podem refletir na frequência de alguns funcionários.

Muitos modelos também não exigem mais arrancar o piso antigo para instalação: são facilmente montados em módulos de encaixe.

Lojas, Restaurantes, Bares e Indústrias: Porcelanato e Pedras

Pisos como o porcelanato também são utilizados em ambientes comerciais, sobretudo naqueles que necessitam de limpeza constante durante o dia, como lanchonetes e bares. Ele é muito mais simples de limpar em caso de alimentos ou bebidas derramados sobre sua superfície.

Nesses casos, é preciso ficar atento à aderência do piso, pois peças muito lisas podem causar incidentes caso estejam molhadas.

Também conhecido como piso Epóxi, o porcelanato líquido é outro revestimento que ganha cada vez mais popularidade em ambientes comerciais, incluindo garagens e áreas com circulação de máquinas.

Se o estabelecimento possui área externa, pisos em pedras surgem como uma escolha mais tradicional e muitas vezes em conta. Escolha uma pedra antiderrapante, de baixo desgaste e de fácil limpeza.