Piscinas mediterrâneas nos levam, literalmente, a mergulhar nas atmosferas maravilhosas da Toscana italiana ou das ilhas gregas. Os países à beira do Mediterrâneo, no entanto, são muitos, e cada um tem uma maneira típica de nos convidar a nadar. Pense também na Espanha, França, Turquia e Marrocos. Confira agora suas respectivas características e conheça projetos deslumbrantes!
Antes de mais nada, olhe ao redor
Onde fica a sua casa? Próxima ao mar ou no campo? Esta informação é essencial para saber qual o tipo de piscina mediterrânia tem mais a ver com a sua área externa.
Em outras palavras a essência do meio ambiente e a própria arquitetura da casa são importantes na escolha do modelo da piscina.
Modelos gregos e espanhóis se harmonizam melhor com a costa, com o mar. Já piscinas italianas e provençais combinam mais com o interior.
Mas vale a pena namorar livremente os exemplos que mostraremos agora. É uma viagem em si!
Características gerais das piscinas mediterrâneas
É claro que piscinas mediterrâneas possuem suas particularidades, mas também compartilham de algumas características em comum.
- Uso de pastilhas quadradinhas rústicas e coloridas;
- Uso de azulejos brancos ou coloridos, de superfícies mais rústicas e pintados à mão com cores vívidas mas naturais;
- Texturas amadeiradas, de barro ou de cerâmica;
- Bronze, cobre ou latão apresentando verdete;
- Paralelepípedos;
- Próximas ao mar ou jardins rochosos;
- Próximas a plantações de vinhas, oliveiras, limões – na terra ou em vasos;
- Entorno com a presença de lavanda, alecrim, grama ornamental, árvores de louro, ou espécies resistentes ao ar seco;
- Presença de arcos, pátios, fontes e entorno feito de madeira, pedra e cal branca;
- Muros baixos, de modo a não obstruir a visão ao longe;
- Água nos tons das praias, com verde e azul turquesas;
- Cascatas.
O que evitar em projeto de piscinas mediterrâneas
- Materiais muito industrializados. A pegada orgânica é fundamental;
- Vidros;
- Metais;
- Brinquedos típicos de parques aquáticos, tais como escorregas, togogãs, etc.
Piscinas mediterrâneas gregas
Piscinas italianas: Toscana
Uma antiga ruína acabou fazendo parte desta piscina na Toscana. Ela foi construída numa elevação do terreno, característica comum a muitas piscinas mediterrâneas. A vista da beira para o entorno, é sempre valiosa.
Os arcos estão lá, inconfundíveis. Pedras naturais pavimentam o contorno das águas.[divider]
A área rural toscana inspirou os donos desta fazenda orgânica a criar uma bio-piscina bem rústica, toda feita com materiais naturais locais. A água é proveniente do lago Bolsena e passa por um processo de purificação rudimentar, mas eficiente.
Piscinas na França provençal
Um dos prazeres das piscinas mediterrâneas é observar os jardins que as cercam. Esta, na França provençal, está rodeada das típicas lavandas locais e rochas de granito.
Para sustentar a paisagem mais árida sua casa deve estar localizada onde o clima é mais seco.[divider]
O cenário é deslumbrante – e a piscina foi projetada para não deixar por menos. Seu aspecto antigo conta com vasos magnânimos em cada um de seus quatro cantos.
A borda de pedra dá diretamente para o gramado macio. É uma excelente proposta para regiões mais úmidas.
Piscinas mediterrâneas espanholas
Os países ibéricos, tais como Portugal e Espanha, guardam muitas influências das nações do norte da África. Uma delas é o uso de azulejos com desenhos de antigas mandalas e arabescos.
Então é claro que esta casa na Andaluzia não deixou por menos e fez uma piscina mediterrânia à espanhola, com deck em terracota, bordas de pedra e fonte com ladrilhos estampados.[divider]
Outra característica forte das piscinas espanholas é o seu formato, que combina arcos com retângulos. É parecido com a silhueta de igrejas e catedrais do sul daquele país.
Piscinas mediterrâneas: Grécia
Concorda que as pastilhas desta piscina não deixam dúvidas que estamos na Grécia, certo? Elas formam um ornamento clássico local. A predominância de peças brancas refletem bem a luminosidade esperada do espelho d’água, algo importante entre piscinas mediterrâneas em geral.[divider]
E jamais poderíamos deixar de lado a tradicional arquitetura branca de cal das ilhas gregas! A piscina é basicamente uma extensão das casas, feita do mesmo material.
Se você também conta com um terreno privilegiadíssimo como este, em pleno penhasco para o oceano, não deixe de se inspirar.
Turquia e suas piscinas
Vale muito a pena reapresentar a imagem principal deste artigo. Esta piscina fica nada menos do que na Turquia e reúne muito do espírito das piscinas mediterrâneas.
O projeto celebra o relevo pedregoso e desértico, majestoso, do país – e de várias regiões citadas até agora. A água que transborda pelas bordas e a arquitetura rústica do gazebo sintetizam tudo.[divider]
As pedras continuam sendo protagonistas do projeto. No entanto ele ganha um pouco mais de polidez com o deck e o pergolado em madeira.
Sim, o rústico pode ser moderno sem perder o caráter orgânico.
Piscinas exuberantes do Marrocos
O Marrocos coleciona algumas das piscinas mais exóticas do mundo. Os ladrilhos são simplesmente maravilhosos e usados tanto no deck quanto no interior delas, num movimento único, contínuo.
Eles valorizam o repouso perto da água; logo a presença de lindas poltronas de palha e amplos colchões com muitas almofadas. Painéis de azulejos são muito comuns, quase obrigatórios.[divider]
Assim como muitas piscinas espanholas, as marroquinas tendem a copiar o formato de templos e mesquitas. A Espanha foi muito invadida pelos porvos do norte da África, sofrendo muitas influências.
Ao contrário das demais piscinas mediterrâneas, as marroquinas são protegidas por muros mais altos ou construídas em pátios ou salões internos. Isso tem a ver com os valores de modéstia muçulmana.