Piscinas instalação e classificação!

Escrito por

 

Aqui nós colocamos ideias e sugestões para voce conhecer os equipamentos envolvidos na construção e manutenção de uma piscina.

Como estes materiais não são muito baratos o melhor é fazer fazer um planejamento minimo (custos e tempo) da obra que se quer realizar.

Lembre-se que planejamento e economia andam juntos !

Instalação e classificação

A instalação completa de uma piscina compreende:

a) o tanque – que é o reservatório destinado à prática de atividades aquáticas.

b) a área circundante ao tanque – constituída pela faixa pavimentada normalmente utilizada como solário.

c) os vestiários, banheiros e instala ções de pronto atendimento.

d) o sistema de recirculação e tratamento – para a filtragem, aquecimento (se necessário) e desinfecção da água da piscina.

e) a casa de máquinas – onde ficam abrigados alguns dos equipamentos do sistema de recirculação e tratamento.

f) os equipamentos de borda – tais como escadas, escorregadores, trampolins, refletores subaquáticos, cadeira do salva-vidas etc.

g) os equipamentos de manutenção – para a remoção da sujeira e resíduos da superfície da água, das paredes e do fundo do tanque.

Classificação das piscinas :

A classificação das piscinas quanto ao uso, suprimento de água, finalidade, condicionamento da temperatura, caracter ísticas químicas da água, recinto e construção está contida na NBR 9819.

Quanto ao uso classificam-se em:

a) públicas – destinadas ao uso público em geral (ex.: centros comunitários).

b) coletivas – destinadas ao uso exclusivo dos associados a uma entidade (ex.: clubes, escolas e associações).

c) de hospedaria – destinadas ao uso de hóspedes (ex.: hotéis, motéis e casas de banho).

d) residenciais coletivas – destinadas ao uso de residentes permanentes (ex.: condomínios, asilos, penitenciárias e sanatórios).

e) residenciais privativas – destinadas ao uso de famílias.

Obs: Não vamos tratar aqui das piscinas semipúblicas e públicas.

 Quantidade de usuários

As piscinas residenciais são geralmente dimensionadas de acordo com o espaço disponível, paisagismo do local e limites de custos impostos pelo proprietário. Mas a quantidade de usuarios e o tipo de uso que se pretende fazer tem de ser levado em conta, porque afetará diretamente a estrutura e a infraestrutura do equipamento.

- Piscinas destinadas apenas à prática de natação podem ter tanque relativamente pequeno, como 3,50 m de largura por 7 m de comprimento, com profundidade variável de 1,10 m numa extremidade até 1,60 m na outra.

- Piscinas para prática de mergulho devem ter no mínimo 3 m de profundidade.

O número de pessoas que usam simultaneamente a piscina geralmente não é considerado no projeto de piscinas residenciais.

Assim, um tanque de 5 m de largura por 10 m de comprimento pode acomodar 20 pessoas na água simultaneamente, proporcionando quase 2,5 m² de área de superfície por pessoa.

fonte:Jacuzzi