Piscina – casa de máquinas, dicas importantes de instalação

Escrito por

Casa de máquinas

Para maior eficiência dos equipamentos, a casa de máquinas deve situar-se o mais próximo possível do tanque e em nível inferior ao da água da piscina.

Isto evita o emprego de tubulações extensas, proporcionado menor custo na construção e escorvamento automático das bombas.

Deve haver espaço suficiente no interior da casa de máquinas para comportar todos os equipamentos e permitir a circulação de pessoas para operação e manutenção.

Recomenda-se que a área seja no mínimo duas vezes e meia maior que aquela ocupada pelos equipamentos e que o pé direito seja nomínimo de 2,30 m.

Todos os controles elétricos e hidráulicos devem estar localizados no interior da casa de máquinas.

O ambiente deve possuir boa ventilação, ser bem iluminado, com piso lavável dotado de sistema de drenagem e paredes revestidas por material não absorvente de umidade.

A área de ventilação deve ser pelo menos igual a 1/4 da área do piso e o iluminamento no mínimo de 250 lux.

Deve-se prever fácil entrada e saída para os equipamentos de maior porte, para a eventual necessidade de reparos que não possam ser feitos no interior da casa de máquinas.

As portas devem abrir para fora e ter largura mínima de 0,80 m.

A instalação elétrica deve estar de acordo com a Norma NBR 5410.
Se a piscina for aquecida, o combustível do aquecedor deverá ser armazenado em outro local, nunca no interior da casa de máquinas.

Os produtos químicos devem estar em compartimento separado, pois os gases exalados atacam os motores elétricos e painéis de comando, bem como as tubulações, bombas, tanques dos filtros etc. se estes forem metálicos.

Cuidados especiais deverão ser tomados quando for utilizado gás cloro no tratamento da água da piscina, tanto no projeto de seu compartimento de armazenagem quanto na seleção dos equipamentos, pois trata-se de um gás extremamente venenoso.

Deve-se impedir que banhistas movidos pela curiosidade adentrem à casa de máquinas.

Deve haver avisos proibindo a entrada, além de se isolar a área que lhe dá acesso.

No interior da casa de máquinas deve haver equipamento de prevenção de incêndio (extintores etc.) e possibilidade de se desligar a energia elétrica rapidamente.

Casa de máquinas - piscina

fonte:Jacuzzi