Todo cuidado é pouco na hora de envernizar madeira. É importante que ela esteja bem preparada, que o verniz seja do tipo certo e de qualidade. Mas também é fundamental que isso seja feito em condições ideais de temperatura e umidade.
[h2 type=”2″ width=””]Condições de Tempo ideais para Envernizar Madeiras[/h2]
Não aplique o produto com temperatura ambiente inferior a 10ºC e superior a 35ºC. Evite aplicar o produto em dias sujeitos a chuvas, com muita umidade.
Mantenha o local ventilado durante a preparação, aplicação e secagem do verniz. Transporte o produto adequadamente, na posição vertical e preso para não tombar.
Caso opte pela aplicação direta do verniz, sem recorrer a primeiro à selagem, a primeira demão deverá ser diluída em até 50% de aguarrás. Neste caso, o verniz deverá ser à base de solvente.
Mesmo após remover a pintura velha com removedores especiais, preparar a superfície com aguarrás.
Elimine completamente o pó resultante do lixamento, antes da aplicação do verniz. Misture bem o produto antes e durante a aplicação. Aplique o verniz por igual evitando repasses excessivos.
Evitar retoques isolados após a secagem. Nunca interrompa a aplicação no meio da superfície.
[h2 type=”2″ width=””]Preparação da Superfície[/h2]
Limpe a superfície a ser pintada, deixando-a totalmente livre de gordura, sem ferrugem, restos de pintura velha ou pó. Deixe a superfície totalmente limpa e seca, antes de aplicar o verniz.
[h3 type=”2″]Madeiras envernizadas com indícios de deterioração ou sobre outros vernizes[/h3]
Remover o verniz antigo, usando espátula, lixa, raspador ou ainda removedores disponíveis no mercado, tendo apenas o cuidado de eliminar cuidadosamente e totalmente os seus resíduos para não comprometer a durabilidade do novo acabamento.
[h3 type=”2″]Madeira envernizada em bom estado[/h3]
Basta efetuar lixamento.
[h3 type=”2″]Madeiras Resinosas[/h3]
Lixar até remover a película superficial, eliminando as farpas. Em seguida, efetuar lavagem com thinner de boa qualidade e aguardar até sua evaporação afim de extrair a resina natural da madeira.
Efetuar novo lixamento. Caso necessário, repetir a operação.
O envernizamento só deverá ser efetuado em madeiras cuja umidade se situe entre 8% e 12%.
[h2 type=”2″ width=””]Características Gerais de Vernizes para Madeira[/h2]
[h3 type=”2″]Tempo de Secagem[/h3]
- Toque: 3 horas
- Entre demãos: 12 horas
- Final: 24 horas[space]
[h3 type=”2″]Tamanho da Embalagem e Rendimento Aproximado[/h3]
- Galão (3,6L): 38m2 a 50m2 por demão
- Quarto (900ml): 9,5m² a 12,5m² por demão[space]
[h3 type=”2″]Aplicação e Diluição[/h3]
- Aplicação: rolo de espuma, trincha ou pistola[space]
- Diluição: para madeira nova interna, 30 a 50% na primeira demão e 15% nas demais com aguarrás. Madeira nova externa, 1:1 na primeira demão e 15% nas demais com aguarrás. Repintura ou madeira já selada: 15% em todas as demãos com aguarrás. Pistola: diluir 30%, pressão entre 30 a 35 lbs/pol2 com aguarrás.[space]
Nunca utilizar thinner, gasolina, benzina ou outros solventes.
Abra janelas e portões. Comece pelos cantos, batentes e detalhes. Continue por toda a área. Não pare a pintura no meio por muito tempo. Assim você evita emendas e possíveis diferenças de tonalidade.
[h2 type=”1″ width=””]Como Envernizar Madeira[/h2]
Para madeira nova ou crua, lixe a madeira sempre no sentido da fibra. Comece com uma lixa grossa (80) e, posteriormente, com uma lixa fina (120).
Para madeira com a pintura, espalhe uma farta demão de removedor de tinta sobre a superfície para retirar a tinta antiga com uma espátula.
Lixar com a lixa fina (120). Limpar a poeira com pano levemente umidecido em água.
Para madeira velha, sem nenhum acabamento anterior, é necessário lixar para retirar totalmente a sujeira e os pontos oleosos.
Proteja as paredes e outras superfícies, em torno da peça a ser pintada, usando papel e fita crepe. Dilua o verniz em solvente, conforme instrução da embalagem. Aplique com pincel ou rolo de espuma, 2 ou 3 demãos com intervalos de 12 horas.
A secagem é feita em 24 horas.
[h2 type=”2″ width=””]Dicas[/h2]
Utilize o rolo de espuma maior nas áreas maiores e o rolo menor nas áreas menores. Os pincéis devem ser usados em acabamentos e cantos.
Retire o excesso de verniz do rolo ou do pincel para evitar que escorra. Se isso ocorrer, repinte na mesma hora. Se, no decorrer da pintura, o verniz ficar grosso, misture novamente solvente.
Para a limpeza dos pincéis e utensílios use o mesmo solvente que diluiu o verniz. O verniz indicado para interiores é o copal, e para exteriores o de poliuretano.