acabamento em madeira– Enchimento das fibras em madeira:

O adequado enchimento das fibras da madeira permitirá um acabamento liso e espelhado com menos camadas de acabamento transparente e deve de fato reduzir o tempo total do trabalho e a quantidade dos materiais.
Este processo é sempre negligenciado, mesmo por pintores profissionais, porque eles não estão familiarizados com os produtos ou acham o processo de aplicação difícil.

Para um acabamento de qualidade em madeiras de fibra aberta como carvalho, nogueira e mogno, porém, este processo é altamente recomendado.

Favor observar que as massas de enchimento de fibra contêm certa quantidade de óleo e resina que irá selar parcialmente a superfície da madeira.
Enchimentos de fibra devem, portanto, ser aplicados após a secagem completa dos corantes aplicados previamente.
Enchimentos de fibra estão disponíveis no natural e em várias cores.

A massa de enchimento de fibra pigmentada, pode ao mesmo tempo, servir como corante e enchimento de madeira ou ser usada sobre corantes para propiciar variações interessantes da superfície.

É importante reconhecer que massas para enchimento de fibra não são formuladas para preencher orifícios ou rachaduras na madeira.

Este processo deve ser realizado usando-se um remendo de madeira antes que o processo de lixação seja concluído ou após a primeira aplicação de acabamento transparente se estiver usando algum tipo de massa.

– Esmaltagem da madeira:

A mudança na aparência pela aplicação de um esmalte é difícil de descrever, mas ele pode fornecer um profundo realce à aparência final.

cadeira esmaltadaUm esmalte pode ser definido como um tipo de corante usado para suavizar ou para se misturar à cor original da superfície sem obscurecê-la. Um esmalte pode ser definido como um revestimento que é usado para destacar e realçar o padrão das fibras da madeira.

Na verdade, os esmaltes podem ser usados para criar efeitos artísticos, incluindo, mas não se limitando a aspecto sujo, envelhecido, dano por fumaça, imitação de mármore e fibras da madeira.

A qualidade única de um esmalte deriva-se da maneira como seus pigmentos refletem e refratam a luz.
Como as qualidades de um esmalte trabalham sinergicamente com acabamentos finais claros, o efeito óptico final não será aparente até depois da aplicação subseqüente do revestimento transparente final.

Os esmaltes podem ser aplicados diretamente sobre corantes ou podem ser aplicados entre camadas transparentes. A técnica usada para aplicar um esmalte e a sua posição no sistema de acabamento irá afetar a sua aparência final.

– Acabamento Final ou aplicação de Verniz:

A aplicação do acabamento transparente ou (semitransparente) é o passo final que dá à superfície a proteção e aparência desejada.
Em geral, refere-se a este passo como “envernizamento”.

A escolha do material de acabamento deve ser determinada pelos seguintes fatores:

– Compatibilidade com os produtos aplicados previamente

– Aparência final desejada

– Estabilidade da aparência final

– Longevidade do acabamento final

– Tipos de exposição à luz e ao uso

– Freqüência de limpeza

– Possibilidade de reparo

verniz em madeiraEm termos muito amplos, os acabamentos finais, também referidos como vernizes, são divididos em gomas-laca, lacas e poliuretanos.

Cada categoria de acabamento final e todas as suas variações dentro de cada categoria têm características distintas, vantagens e desvantagens.

O acabamento ideal pode ser descrito como: fácil de aplicar por vários métodos (pincel, rolo ou pulverização), secagem rápida, alto teor de sólidos (espessura), excelente aderência, dureza, durabilidade, resistente a produtos químicos, sem cor, não fotossensível, não poluente, sem odor, disponível em uma grande variedade de brilhos (brilhante, acetinado ou fosco) e econômico.

Nós não conhecemos nenhum acabamento que possua todas estas qualidades simultaneamente.
É função do profissional, determinar o sistema de acabamento que melhor preencha as exigências de cada circunstância específica.

Segue uma lista de alguns acabamentos transparentes e uma breve descrição dos seus usos, características, vantagens e desvantagens.

fonte: www.woodkote.com