O MDF é um material formado por fibras bem uniformes. Isso permite que seja pintado com relativa facilidade, permitindo, ainda, acabamentos com verniz. Neste quesito, é muito mais prático do que pintar madeira, que normalmente apresenta nós e veios, típicos do material natural. Confira a seguir dicas para pintar chapas de MDF, que podem se transformar nos mais diferentes móveis.[space]
[h2 type=”2″ width=””]Preparando as Chapas de MDF[/h2]
Em primeiro lugar você vai precisar lixar as chapas de MDF com uma lixa fina, 300 ou menos. Utilize uma máscara de proteção para a boca e o nariz. Não se esqueça de limpar bem o pó remanescente com um pano seco.
Se quiser utilizar um verniz para fazer o acabamento, saiba de antemão que precisará utilizar um selador antes de passar a tinta escolhida. A seladora pode ser aplicada com revólver ou em rolo.
A goma laca incolor vai garantir que a tinta escolhida não seja sugada pelas fibras do MDF. Tinta branca também vale. Espalhe com um pincel chato. Espere secar bem.
[h2 type=”2″ width=””]Como Pintar Chapas de MDF[/h2]
Após a selagem estar seca, é hora de pintar sua chapa de MDF. Para um resultado fosco, use uma tinta PVA da cor que quiser. Ela não é absorvida pela superfície; pelo contrário: funciona como uma seladora.
Mas se a peça fará parte de um ambiente úmido, como banheiro, cozinha ou lavanderia, a tinta deverá ser do tipo acrílica. De todo modo, utilize um pincel chato ou um rolinho.
Caso deseje conferir um aspecto envelhecido à madeira MDF, utilize betume. Ele também protege o material, prolongando sua vida útil.
Uma maneira mais fácil e rápida de pintar o MDF é utilizando as tintas citadas em formato spray. O resultado é bem uniforme. No entanto faça isso num local permitido, como numa garagem ou no quintal. Afinal, o jato vai atingir outras superfícies além da chapa.
Também utilize uma máscara. Isso você evitará que a inale ou sofra alergias ou mal estar por conta do cheiro forte. Use luvas.