As pedras usadas na mistura para fazer o concreto são chamadas popularmente de BRITA.

A brita é classificada em britas 1, 2 e 3, pedrisco e pó de pedra.

A brita 3 é utilizada como lastro ferroviário; a brita 2 como agregado em grandes volumes de concreto e como brita classificada na formação de base e sub-base de pavimentos.

A brita 1 constitui-se no produto mais nobre e é aplicada, essencialmente, em concretos esbeltos e bombeados.

O pedrisco e o pó são aplicados, basicamente, como matérias-primas de massas asfálticas.

PÓ DE PEDRA – Malha 5 milímetros
É muito utilizado nas usinas de asfalto, para calçamentos com base asfáltica e de concreto para obtençao de textura fina, é usado principalmente em calçadas.
Na fabricação de pré-moldados e como estabilizador de solo, na confecção de argamassa para assentamento e emboço.

  PEDRISCO OU BRITA Nº 0 – Malha 12 milímetros
Produto de dimensões reduzidas, em relação a brita-1, é muito requisitado na fabricação de vigas e vigotas, lajes pré-molduradas, intertravados, tubos, blocos, bloquetes, paralelepípedos de concretos, chapiscos e acabamentos em geral.

  BRITA CORRIDA – Malha 30 milímetros
Uma mistura de pó com brita nº 0 (pedrisco), com brita nº 1 e com brita nº 2. Excelente para base asfáltica (para trânsito pesado.)

  BRITA 1 – Malha 24 milímetros
É o produto mais utilizado pela construção civil, muito apropriado para fabricação de concreto para qualquer tipo de edificação de colunas, vigas e lajes assim como em diversas aplicações na construção de edificações de grande porte.

  BRITA 2 – Malha 30 milímetros
É voltado para fabricação de concreto, que exijam mais resistência, principalmente em formas pesadas.
Usada para para fabricação de concreto bruto, para maior resistência, na contrução de fundações e pisos de maior espessura.

  BRITA 3 – Malha 38 milímetros
Muito conhecida como pedra de lastro pois é constantemente utilizada em aterramentos e nivelamentos de áreas ferroviárias e drenos.

muro de pedra

PEDRA MARROADA – Malha 200 milímetros
Conhecida também como RACHÃO , PEDRA PULMÃO ou PEDRA DE MÃO, é mais empregada para fabricação de muros de contenção, barreiras e bases, fundações em geral, aterramento de áreas pantanosas e é também utilizada em drenagens.

É uma pedra bruta, de maior dimensão, obtida na primeira britagem, formadora do depósito pulmão da pedreira.

AREIA DE BRITA LAVADA: Utilizada em assentamento de bloquetes, tubulações em geral, tanques, além de fazer parte na composição para fabricação de concreto e asfalto, substituindo com qualidade a areia de rio, alem de não agredir o meio ambiente.

  AREIA DE BRITA SEM LAVAR: Melhor acabamento para concreto pois possui material mais fino.

fonte: pedreira santo cristo