REGISTROS: o que são e para que servem?

Escrito por

Os Registros são aquelas peças que podemos chamar “SALVADORAS”.

Quando uma torneira quebra e não fecha mais, a pia transbordando, aquele rio indo para o piso, o que fazer nesta hora de desespero !

Fecha-se o Registro e acabou a inundação, permitindo tambem a troca da torneira ou das peças danificadas, sem nehum risco ou prejuizo.

O ideal é que cada circuito hidraulico tenha o seu Registro.

Um no banheiro, outro na cozinha, na area de serviço, etc. o que permite que em caso de necessidade fechar  a agua de um determinado comodo, ficando com agua no resto da casa.

Poderia se dizer que o Registro é a TORNEIRA PRINCIPAL DE UM CIRCUITO HIDRAULICO, ele comanda todas as outras .

O que são e para que servem os “Registos”?

O Registo de GAVETA e o Registo de PRESSÃO, são dois registos que tem funções diferentes em uma instalação hidráulica.

 

- Registro de Gaveta:


O registo de gaveta tem a função de trabalhar totalmente aberto ou totalmente fechado, ou seja, sua função não é regular a vazão e sim interromper o fluxo de água em uma instalação.

Utiliza-se o registo de gaveta para eventuais manutenções na instalação ou no caso de algum vazamento.

O registo de gaveta deve ser instalado em colunas de distribuição (tubulações verticais que distribuem a água para a residência), e não em pontos de utilização, como por exemplo: chuveiros, torneiras e etc…

O registo de gaveta em sua maioria possui a vedação entre a gaveta e o corpo feito de metal, que com o tempo se o registo sofre o trabalho intenso de abertura e fechamento e ainda a pressão constante de água sobre sua sede de fechamento, os componentes internos podem sofrer desgastes, ocasionando assim vazamentos no registo, e se este registro estiver dentro da parede, ou seja, no lugar do registro de pressão, o problema é ainda maior.

- Registro de Pressão:

O registo de pressão é para controlar o fluxo de água em um ponto de utilização.

A passagem de água neste registo é bem diferente em relação ao registo de gaveta, o registo de pressão possui passagem reduzida, o que permite uma regulagem de vazão de forma a ser ajustada de acordo com a necessidade do usuário sem danificar o registo.

Ele possui uma elevada perda de carga (perda da pressão e vazão de uma instalação hidráulica), em relação à pressão proporcionada pela instalação, sem promover nenhum desgaste nos componentes internos.

Diferente do registo de gaveta, o registo de pressão possui sentido de fluxo e se for instalado de forma errada, impedirá quase que por completamente a passagem de água, por isso deve-se prestar atenção na hora de sua instalação.

Registos de Metal

 

registro