Qual o Papel da Incorporadora em uma Obra?

Escrito por

 

O mercado imobiliário ainda é desconhecido por muitas pessoas – desde aquelas que já precisaram alugar, comprar ou vender um imóvel, até quem nunca precisou trabalhar diretamente com o segmento.

É por isso que no momento de fechar algum negócio surgem tantas dúvidas.

Para quem atua, pretende atuar ou planeja adquirir um imóvel, seja para uso pessoal, seja como investimento, é importante entender a função dos principais agentes deste mercado.

Importância da Incorporadora

No segmento imobiliário a incorporadora normalmente é a principal responsável por um projeto.

É ela que identifica a necessidade de realizar um novo empreendimento de acordo com o perfil dos compradores, além de fazer uma análise dos possíveis impactos da construção sobre a comunidade que a cerca, o meio ambiente, o comércio local e o tráfego.

casa chavesOu seja, essa empresa é de extrema importância para que a obra seja lucrativa, necessária e de acordo com as principais demandas públicas e privadas.

A incorporadora também costuma definir qual é a região alvo em que o empreendimento deve ser feito, prospectando o terreno e planejando a construção, já definindo o número de unidades e suas metragens.

Essa análise da viabilidade econômico-financeira do imóvel permite que sejam providenciadas as aprovações legais e autorização de venda das unidades.

Por parte do consumidor, ela também fiscaliza o cumprimento dos prazos estabelecidos, além de fazer a entrega para os compradores, gerindo os pagamentos e recebimentos.

Assim sendo, a incorporadora é uma espécie de mediadora entre o consumidor final e a construtora, permitindo que o cliente recorra a ela caso tenha algum problema no contrato.

Como Contratar uma Incorporadora

Com a internet ficou mais fácil encontrar uma incorporadora, mas é necessário procurar por referências e indicações.

Se nenhum amigo ou familiar tiver uma recomendação, busque na internet e nas redes sociais por empresas com boa reputação e projetos que seguem o seu estilo.

A dica é entrar em contato diretamente com os funcionários para esclarecer suas dúvidas.

Em alguns casos, a incorporadora disponibiliza diversos canais de atendimento, desde o chat online até o telefone e o e-mail. Algumas funcionam como construtora (veja aqui mais informações sobre as diferentes áreas de atuação em negócios imobiliários).

Escolhendo seu Imóvel

Além de procurar por uma incorporadora confiável, é muito importante que já se tenha em mente quais são as suas necessidades: assim a empresa poderá direcionar a escolha e ajudá-lo nesse processo.

casaNo caso de um imóvel para investimento, como a compra para posterior locação, o mais importante é analisar a rentabilidade do empreendimento, levando em consideração preço, condições, localização e tudo aquilo que possa atrair um futuro locador.

Se o imóvel for para morar, avalie é a melhor condição: compra ou aluguel.

Caso opte pelo aluguel, pense se em médio ou longo prazo.

Você tem a intenção de adquirir um outro imóvel? Pois, se essa for a sua ideia, o mais interessante é alugar uma casa ou apartamento com um aluguel mais barato, investindo esse dinheiro em uma conta poupança, por exemplo, para depois dar entrada em um imóvel próprio.

Já se a intenção for a compra, analise muito bem todas as suas reais necessidades e o que você espera para os próximos anos da sua vida.

Tendo isso em mente, ficará muito mais simples para a incorporadora auxiliar nesse processo, tendo maiores chances de você fazer uma escolha segura e gratificante.

Autoria: Texto elaborado pela equipe da Esser.