As palavras mais usadas no revestimento ceramico !

Escrito por

 

 

 

 

 

Absorção

É a capacidade do material de absorver água. Está diretamente relacionada com a porosidade do material.

Aderência

É a propriedade que permite ao revestimento resistir a tensões normais ou tangenciais na superfície de interface com o substrato.

Argamassa

É a mistura de aglomerantes e agregados miúdos com água, com ou sem aditivos, possuindo capacidade de endurecimento e aderência.

Argamassa Adesiva

É também denominada cimento colante, cimento cola ou argamassa cola – é um produto industrializado, dosado e fornecido no estado seco ou pastoso ao consumidor.
Constitui-se de cimento Portland Pozolânlco, agregado miúdo e aditivos químicos.
É utilizada na colocação de peças cerâmicas de revestimento, tanto de paredes como de pisos.

Base

Superfície a ser revestida

Caimentos

São inclinações que se devem dar aos pisos para permitir que a água escoe com perfeição para os ralos ou coletores de água.

Camada de Regularização

É a camada de argamassa a ser aplicada sempre que a base apresentar-se excessivamente irregular de tal maneira que não atenda os limites, mínimo e máximo, estabelecidos para a espessura da camada de assentamento.
É também utilizada sempre que houver necessidade de corrigir-se a declividade da base.

Cerâmica de Revestimento

São peças cerâmicas que estão constituídas normalmente por um suporte cerâmico, de natureza argilosa com ou sem um recobrimento essencialmente vítreo: o esmalte cerâmico.

Desempenadeira Denteada

Ferramenta utilizada para o espalhamento da argamassa adesiva. Possui um lado liso e um lado denteado, que permite a formação dos cordões de argamassa.

Desempenamento

É o acabamento final da argamassa ou alisamento da superfície.

Dupla Colagem

Método de assentamento que consiste no espalhamento da argamassa adesiva sobre o tardoz da cerâmica e sobre o substrato (contrapiso ou concreto).

Espaçadores

São pequenas peças que servem para manter uniforme a largura das juntas. Estes espaçadores são de plástico, em forma de cruz. ou “T”.

Juntas Estruturais

São juntas que se estendem da superfície do revestimento cerâmico até o lastro de brita, e têm a função de permitir a movimentação da base de concreto.