Ombrelones: Como Escolher o Modelo Certo

Escrito por

Você tem uma bela área de lazer ao ar livre, mas sente falta de mais sombra – principalmente no verão. Uma saída muito elegante e eficiente é o ombrelone, uma espécie de guarda-sol bem mais amplo. Veja como escolher.

Ombrelones são verdadeiros queridinhos de projetos de paisagismo – não só de residências com piscinas e jardins como também de hotéis, clubes e até shoppings e restaurantes com área ao ar livre. Ele valoriza bastante a decoração da área externa.

Mesmo quem mora em apartamentos pode instalar um de menores dimensões na varanda. Eles não apenas protegem contra os raios solares como também garantem conforto térmico.

Uma das grandes vantagens do ombrelone é que ele é muito mais barato do que se fosse erguida uma estrutura com pilares, vigas e cobertura. Além disso, sempre é possível realocá-lo no espaço: ele é móvel.

Entenda um pouco mais sobre esse complemento ideal para os dias quentes.

Características dos Ombrelones

ombreloneEmbora seja caracterizado por seu grande porte e estrutura mais consistente, ombrelones podem ser encontrados em diferentes estilos, dimensões e capacidades de dobras e angulações.

A ideia é que ele se adapte a diferentes necessidades e propostas de arquitetura e decoração.

Apesar do tamanho, eles são relativamente leves e podem ser dobrados e guardados sem maiores problemas. Modelos com manivelas de giro facilitam ainda mais essa operação.

Isso é especialmente vantajoso se você pretende passar o dia inteiro sob um ombrelone: ele pode ser dobrado conforme a posição do sol.

Em geral a estrutura dos ombrelones é feita de madeira, alumínio ou metal comum.

A cobertura pode ser encontrada em formato quadrado ou redondo e em diferentes cores, como branco, preto, cinza ou verde.

Estruturas em alumínio são mais indicadas para entornos de piscinas ou áreas costeiras, já que são mais resistentes à corrosão. Madeira e metal devem ficar restritos a lugares mais afastados do mar.

Como Decorar com Ombrelones

ombreloneProporção é a palavra-chave na hora de escolher um ombrelone para o seu ambiente.

Se a sua área externa é ampla, você pode abusar dos modelos maiores com eixo central – ou seja, abertos como um guarda-chuva regular. Um ombrelone grande pode dar sombra a até três espreguiçadeiras.

Ele também pode abrigar mesas, sofás, chaises, cadeiras… todo tipo de móvel externo que necessite de sombra.

Lugares menores, como terraços, varandas e pequenas coberturas, pedem ombrelones mais discretos e, de preferência, de coberturas em tons claros.

Nesses casos, você poderá cogitar instalar um ombrelone lateral, que se prende a uma parede e possui braço articulado. Isso economiza espaço e ainda assim se adapta perfeitamente ao espaço.

Banheiras de hidromassagens e ofurôs a céu aberto também são dois lugares que podem se beneficiar da sombra de um ombrelone.

Se na sua área as correntes de ar são mais constantes, escolha ombrelones com suportes que resistem às correntes de ar. No mais, eles devem estar sempre fechados em dias de mais ventania.

Vantagens do Ombrelone em Ambientes Comerciais

ombrelone-restauranteConforme já mencionado, ombrelones não são exclusividade das residências: eles estão disponíveis em ambientes comerciais também.

O motivo é simples: o ombrelone é muito convidativo. Todo mundo quer ficar sob um e relaxar um pouco – ou almoçar, ou jantar, ou descansar das compras.

Mais ainda: as pessoas tendem a permanecer mais tempo no local. Ao reter sua clientela, hotéis e restaurantes, por exemplo, possuem maiores chances de que ela consuma mais.

Ao dar ao frequentador do shopping um espaço para descanso e contemplação, ele tenderá a se prolongar ainda mais no centro de compras.