Antes de entrar na sua casa o que se vê é a parte de fora: fachada e telhado. Se você vai construir ou comprar e o seu estilo é bem contemporâneo, você pode se apaixonar pela platibanda. Ela cria uma fachada com linhas retas no topo. Curioso? Saiba mais a seguir.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]O Que É a Platibanda[/h2]
A platibanda é como uma moldura que delineia o telhado, escondendo-o. Funciona como um acabamento, embutindo o telhado.
O resultado é moderno, bem clean. Mas também pode ser utilizado em fachadas curvilíneas, sem perder o ar de arrojo.
Além disso, a platibanda torna a construção da casa mais rápida. E ainda mais barata do que se o projeto previsse um telhado tradicional.
A platibanda pode acompanhar completamente a cor ou material da fachada ou se diferenciar do restante.
[h2 type=”2″ width=””]Platibandas: Modo de Usar[/h2]
Em geral a platibanda é utilizada para dar um acabamento vertical a um telhado plano. Essa margem precisará ter no mínimo 80 cm de altura acima do final da fachada (viga).
No entanto imóveis mais antigos, com telhado tradicional, podem utilizá-la para esconder essa característica original. Funcionará como uma parede mais alta que a fachada, disfarçando o aspecto de casa tradicional.
Obviamente, a altura correta da platibanda é a que cobre totalmente o telhado. Vale observar que a calha ou possíveis maquinários instalados no telhado também ficam por trás dela.
[h2 type=”2″ width=””]Diferença Entre Platibanda e Beiral[/h2]
Enquanto a platibanda forma uma cobertura vertical para o telhado, o beiral é o prolongamento do telhado plano (laje) para além da linha da fachada.
O tipo de telhado que você deseja usar também pode influenciar na escolha entre um e outro. Se você prefere utilizar laje, telhado de fibrocimento ou metálico, provavelmente escolherá a platibanda.
No entanto, se deseja utilizar o telhado colonial, deve escolher o beiral.
Além disso, o beiral é mais indicado para casas com estilo mais tradicional ou rústico.