Móveis Adequados para Otimizar Espaços

Escrito por

 

Apartamento menores possuem espaço limitado: é importante que ele seja aproveitado de uma forma funcional, proporcionando conforto para os moradores.

Para que isso seja possível, você deve investir nos móveis corretos. Veja algumas dicas que podem fazer toda a diferença.

Otimizando Espaços na Sala

Evite móveis muito grandes.

salaDeixe a enorme estante para trás: invista em painéis e nichos. Verticalize a arrumação de livros, porta-retratos e objetos com prateleiras parede acima.

Sofás de quatro lugares também não são a melhor escolha – opte por aqueles de dois lugares ou até mesmo por poltronas.

O sofá precisa ser proporcional ao tamanho do living, confortável e estar em harmonia com a decoração.

Se estiver pensando em convidar amigos ou a família para passar uns dias na sua casa, não fique preocupado com onde colocar os colchões extras: sofás-camas estão aí para isso!

Existem muitos modelos que são igualmente bonitos, compactos e confortáveis.

Móveis Ideais para Quartos Pequenos

Não pense que os móveis versáteis se encaixam apenas na sala ou na cozinha: no quarto é possível fazer uso deles também.

cama gavetaAs camas com gavetas ou baús são ótimas para quem tem pouco espaço. Assim é possível guardar seus objetos com maior organização e sem ter que apelar para o uso de um guarda-roupas muito grande ou de uma cômoda.

Se não houver espaço para criado-mudo, instale uma prateleira comprida acima da cabeceira da cama: você pode apoiar livros, copos e despertador ali.

Espelhos são coringas para quem quer fazer um ambiente parecer maior.

Invista em um guarda-roupa com portas de correr com espelho acoplado. Além de não ter que se preocupar com o espaço das portas, o espelho dará a sensação de um ambiente maior.

Aproveitando a Área da Cozinha

cozinhaA cozinha é um ótimo lugar para se usar móveis versáteis.

Para esse cômodo é possível encontrar pias com gaveteiros e armários com mesa acoplada.

Os fogões de mesa são uma ótima ideia para quem tem pouco espaço. Ele pode ser instalado em qualquer superfície plana, possibilitando o encaixe de gavetas ou outro eletrodoméstico embaixo.

Considere derrubar uma parede e fazer uma cozinha americana: esse artifício amplia o espaço geral do apartamento.

Mais Dicas para Otimizar Espaços em Ambientes Pequenos

  • sala quartoApartamentos pequenos exigem que o ambiente seja mais limpo: por isso evite excesso de objetos decorativos ou de mobília, que acabam poluindo o ambiente.
  • Espaços menores pedem que o seu morador saiba usar o espaço com sabedoria. Usando móveis com compartimentos “secretos”, móveis versáteis e pouca decoração, o seu apartamento aparentará ser maior do que ele é.
  • Apartamentos de um só cômodo podem se beneficiar com o uso de uma cama suspensa, aproveitando o espaço de baixo para criar uma pequena sala.
  • As cores de um ambiente também ajudam. Tons de branco ou pastéis dão a impressão de uma ambiente mais amplo. Já as cores escuras fecham o ambiente e fazem-no parecer menor ainda.
  • O aproveitamento das janelas também é uma boa ideia. Evite cortinas muito longas ou que escondam muito a vista da rua. Opte por cortinas transparentes ou de cores mais claras que também possibilitam a entrada da luz solar.
  • Iluminação, inclusive, é outro ponto interessante: um ambiente bem iluminado também parece ser maior e mais aberto. Quanto mais escuro, menor ele parecerá.
  • Como dito antes, móveis sob medida são a melhor solução para apartamentos menores. Eles são desenvolvidos para se adaptar a cada ambiente. Essa funcionalidade também valoriza a mobilidade do morador, por serem feitos especialmente para o ambiente que você tem.
  • Transparência também é um truque legal. Assim como os espelhos, eles dão a impressão de que o cômodo é maior e tira aquela sensação de lotado que alguns móveis dão para o local.

Lembre-se de sempre usar a decoração a seu favor. Ela ajuda a valorizar cada ambiente e criar um visual agradável, aconchegante e prático.

Uma decoração sempre trás charme, e comunica a personalidade do seu morador.

Autoria: Texto elaborado pela equipe da Tiberio.