A madeira de demolição vem de construções bem antigas que foram derrubadas. É possível encontrar móveis dos mais variados estilos feitos a partir dela. Saiba mais sobre a decoração com esse material que pode ter de 150 a 200 anos de existência.
Em geral a madeira de demolição provém de classificações nobres, tais como angico, aroeira, peroba e carvalho.
[h2 type=”2″ width=””]Móveis de Madeira de Demolição: Estilos[/h2]
Muitos estilos de móveis podem ser reproduzidos a partir da madeira de demolição. A forma mais rústica possível é que a nova peça seja feita com a madeira conforme era há mais de um século atrás.
Uma mesa nesse estilo pode apresentar a tinta originalmente usada, provavelmente descascando, e outras marcados do tempo, como buracos e pregos.
Quando sofre lavagem especial e são tratadas com cera, a madeira de demolição pode surpreender, dando origem a peças bem urbanas, modernas. No entanto o rústico tradicional, com a madeira de demolição devidamente tratada mas modelo mais bruto, é o mais procurado.
De todo modo, mesmo uma casa mais clean tem lugar para um móvel clássico, como uma poltrona. No quarto, a madeira de demolição está presente em cabeceiras de camas e penteadeiras, além da cama e mesas de cabeceira.
Na sala aposte em cristaleiras, racks de tevê e todo e qualquer mobiliário que imaginar. E se tratados contra umidade, podem também estar presentes na cozinha, no banheiro e até mesmo em terraços, varandas e área externa.
[h2 type=”2″ width=””]Pisos de Madeira de Demolição[/h2]
Sim: mesmo pisos podem ser feitos de madeira de demolição. Eles podem fazer parte de edições limitadas, já que são derivados de construções finitas.
Mais uma vez a versatilidade está em cena. Além das tábuas em tons tradicionais, pisos de peroba rosa de demolição trazem um visual arrojado.
[h2 type=”2″ width=””]Vantagens da Madeira de Demolição[/h2]
Além de sua grande versatilidade de estilos, a madeira de demolição também poupa muitas árvores, já que é reaproveitada de construções antigas.
Os móveis são feitos com grande esmero por carpinteiros especializados. Nos últimos anos se tornaram um hit entre decoradores e arquitetos.
Camas, mesas, cadeiras, armários, bancos e até móveis de escritório podem ser produzidos a partir dela.
Outra característica é a exclusividade dos modelos produzidos. Como os pedaços de madeira de demolição são únicos, com suas próprias dimensões e formatos, não é possível fabricar modelos em série.
[h2 type=”2″ width=””]Manutenção de Móveis de Madeira de Demolição[/h2]
Para limpar seus móveis de madeira de demolição utilize apenas um pano macio e seco. Dispense todo produto químico. Caso precise retirar sujeira mais impregnada, umedeça levemente o pano e passe sem esfregar muito.
Um pano molhado demais poderá favorecer o surgimento de micro-organismos.
Aplique, a cada 30 dias, uma fina camada de cera de carnaúba. Isso evitará que o móvel fique opaco, além de protegê-lo. De tempos em tempos, utilize uma palha de aço para remover o excesso acumulado da cera e reaplique o produto.
Se colocar um móvel de madeira de demolição em áreas externas, apenas evite que ele fique em contato direto com a terra.