Modelos de Janelas Anti-Ruído

Escrito por

Janelas anti-ruído não são todas iguais. Suas estruturas variam, e isso impacta tanto no nível de silêncio proporcionado quanto no próprio design delas.

Além de oferecer um ambiente mais silencioso, janelas acústicas também ajudam a manter a temperatura interna, funcionando com um bom isolante térmico.

Janelas Anti-Ruídos: Opções de Vidros

Janelas acústicas podem ter diferentes tipos de vidro. Eles podem ser simples, com 4mm de espessura e isolamento de 28 decibéis, ou laminados.

Neste caso, eles levam uma resina que aumenta a espessura, indo de 6mm a 20mm. Cada vidro de 20mm bloqueia cerca de 40 decibéis.

Essas janelas podem apresentar de duas a quatro camadas de vidro. Quanto mais camadas e mais distantes uma da outra, maior o silêncio dentro do imóvel: um mínimo de 30% ao máximo de 90%.

Se você está num imóvel muito próximo a avenidas movimentadas ou mesmo de aeroportos, o ideal é adotar janelas com vidro triplo ou quádruplo.

Em caso de ruídos extremos, peça para adicionar polivinilbutiral (PVB) nos espaços entre as camadas de vidro.

Esquadrias e Revestimentos de Vedação Internos

janela acústica

Janela acústica tipo basculante com esquadria de PVC imitando madeira

Grande parte das janelas acústicas vendidas possuem esquadrias de alumínio. Elas vem na cor branca, preta ou cinza.

No entanto o mercado já oferece esquadrias em PVC, que inclusive conseguem imitar a madeira de forma bastante realista. Os fechos e os trincos também evoluíram, vindo em cores e modelos de design sofisticado.

Para o melhor resultado possível, verifique se as juntas de dilatação entre a esquadria e a alvenaria possuem preenchimento com espuma de poliuretano expansível e colas impermeáveis.

Afinal, não adianta ter uma janela de alto nível sem a vedação apropriada entre ela e a paredes. O som externo pode entrar por ali.

Já as próprias esquadrias devem ser revestidas com fibra de vidro, borracha ou outros materiais que garantam a vedação integral do vidro.

Modelos Mais Comuns de Janelas Acústicas

janela acústicaExistem dois diferentes tipos de tipo de instalação para a janela acústica. A vantagem da janela sobreposta é que ela é removível, permitindo que seja reaproveitada num novo imóvel em caso de mudança de endereço.

Esse tipo de instalação é o mais indicado para os modelos de janelas de correr, mais comuns em apartamentos. Isso porque seus recursos de isolamento acústico costumam ser menos eficientes.

Janelas de abrir para dentro ou para fora são mais eficientes, independente do tipo de instalação. O mesmo ocorre com as de modelo basculante.

Janelas Anti-Ruídos: Modelos Especiais

janela acústicaExistem modelos mais incrementados de janelas anti-ruídos. Um deles é o que vem com micro persiana entre as camadas de vidro, que podem ser abaixadas ou recolhidas conforme a necessidade de escuridão, claridade ou privacidade.

Esse tipo de recurso, no entanto, só funciona a partir da instalação da janela embutida no vão. A medida mínima para janelas com persiana é se 1000mm x 1000mm.

O sistema de acionamento pode ser por meio de fitas e acionamentos elétricos por botão ou controle remoto.

Nessa linha há também janelas com sistema de cortina blackout, que bloqueiam totalmente a luminosidade externa. Ou seja, além do silêncio e conforto térmico, há também a proteção contra a luminosidade do dia.

Vale lembrar que tanto o modelo com persianas quanto o com blackout não ajudam a reduzir o ruído externo. Isso fica exclusivamente por conta das camadas de vidro e da vedação das esquadrias.

Ainda na intenção de manter a privacidade do ambiente interno existem janelas com vidros polarizados. Acionando um botão, os vidros transparentes se tornam foscos.

Já o sistema de venezianas é instalado na parte externa da janela e não bloqueiam totalmente a claridade; apenas escurecem mais o interior da casa.

Dois dos melhores fornecedores desses tipos de janelas acústicas são a Madeira Madeira e Acústica Columbus.