Modelos de Pergolados para Você se Inspirar

Escrito por

Os pergolados são estruturas com vigas espaçadas, muito utilizados em áreas externas e que ajudam a levar sombras aos espaços. Veja a seguir modelos, materiais e ideias originais para projetar o seu.

Pergolados podem ser montados em jardins, corredores de entrada do terreno, varandas, terraços, estacionamentos e próximos à churrasqueira ou piscina. Eles criam uma espécie de área de transição entre ambientes cobertos e abertos.

Embora a madeira seja muito utilizada, pergolados também podem ser feitos de concreto, ferro, aço e outros. Além disso, podem apresentar diferentes tipos de cobertura – ou nenhuma.

Conheça alguns modelos muito charmosos e inspire-se!

Pergolados: Material da Estrutura

Pérgula de concreto

Pérgula de concreto

A madeira ainda é o material mais comum entre os pergolados – e o mais fácil na hora de construir. É possível utilizar troncos brutos, em estado natural, ou peças cortadas e polidas.

É possível pintar a madeira ou deixá-la em estado natural; no entanto, é fundamental fazer um tratamento contra cupins, fungos e impermeabilizá-la, de modo que resista às intempéries.

O eucalipto e o bambu estão entre as espécies de árvores mais populares na hora de montar um pergolado.

pergolado de ferro com plantas

Pergolado de ferro com trepadeira

Já os materiais metálicos dão um ar mais sofisticado. O ferro, se retorcido ou trabalhado de formas mais sinuosas, fica mais romântico. É perfeito para jardins floridos, por exemplo.

Já o concreto, mais trabalhoso, é contemporâneo e clean. E é sempre interessante combinar dois diferentes materiais, como ferro nas pilastras e madeira nas vigas.

Coberturas para Pérgolas

pergolado cobertura peças esculpidasO vidro é um dos materiais mais procurados quando a ideia é aproveitar ao máximo a claridade natural sem deixar que uma eventual chuva atrapalhe o uso do espaço. Seu efeito totalmente translúcido permite total contemplação do céu.

O policabornato é menos transparente, mas também é uma opção para quem quer aproveitar a luz natural e proteger o ambiente da chuva. Ele, contudo, pode ser um pouco barulhento com o impacto das gotas, pois amplifica seus ruídos.

Coberturas de palha ou de bambu fino ficam ótimas, se o desejo é apenas proporcionar uma sombra consistente. As vigas de madeira também podem ser modeladas em formatos arrojados, com belo efeito.

pergolado com cobertura de chapa de ferroTambém é possível confeccionar uma cobertura no estilo cortina, a partir de tecidos impermeáveis. Outra ideia é utilizar chapas de metal com design vazado.

No entanto, nenhuma dessas últimas opções protege totalmente contra a chuva. Se este for o desejo, cogite instalar um vidro por cima delas.

pergolado com cobertura retrátil

Pérgola com cobertura retrátil

Uma saída versátil é a cobertura retrátil, que pode ser recolhida quando quiser aproveitar totalmente a luminosidade.

Por fim, existem as belíssimas coberturas vivas, simplesmente formadas por espécies de trepadeiras que sobem pelas pilastras e se espalham pelas vigas.

Parreiras, bouganvilles e tumbérgias ficam especialmente encantadoras quando florescem.

É importante lembrar que as estruturas verticais devem sempre serem capazes de suportar o peso da cobertura desejada.

Outras Utilidades para a Pérgola

pergolado com banco suspensoAlém de gerar sombra e sinalizar um ambiente intermediário entre o interior e o exterior da casa, a pérgola pode servir como sustentáculo para itens da maior utilidade.

Um chuveiro largo pode ficar preso a uma de suas pilastras, virado para o lado de fora. Bancos suspensos ou balanços para crianças também podem ficar pendurados, criando alternativas divertidas para se sentar e descansar.

pergolado com iluminaçãoSe você tiver a intenção de utilizar o pergolado também durante a noite, pendure nele luminárias especiais para a área externa. Verifique, no entanto, se haverá a necessidade de providenciar uma cobertura para proteger a parte elétrica da chuva.