Entenda e Controle o Mau Cheiro do Banheiro

Escrito por

 

Não adianta o quanto você limpe o seu banheiro, o mau cheiro permanece.

Antes de dispender tempo e dinheiro chamando um especialista para resolver o problema, entenda o que está por trás dos odores desagradáveis que insistem em aparecer nessa parte da casa e o que você pode fazer para eliminá-los.

Entupimentos Podem Causar Mau Cheiro no Banheiro

raloUm dos casos mais comuns na formação de mau cheiro no banheiro é o acúmulo de matéria orgânica dentro do encanamento.

Espuma de xampu e sabonete, cabelo, enxágue de pasta de dente com saliva e outras substâncias podem obstruir a drenagem de pias e chuveiros e ir causando odor desagradável.

Se o entupimento não for muito profundo, você pode usar desentupidores de borracha, pinças, alicates ou arames para retirar o material que está causando o entupimento.

Você também pode lançar mão de soluções de soda cáustica, à venda em supermercados, para destruir os causadores da obstrução.

Se esta for a sua opção, tenha cuidado extremo na hora da utilização, pois a soda cáustica pode ser letal. Leia o rótulo com máxima atenção.

Além disso, o uso excessivo dessa substância poderá danificar a sua tubulação.

Problemas com o Selo do Vaso Sanitário

privada

 

Todo vaso sanitário possui uma espécie de selo entre o seu fundo e o piso do banheiro – um anel de borracha que veda a passagem de gases provenientes do esgoto.

Se o vaso estiver mal instalado, seu movimento poderá quebrar o selo e os odores do esgoto poderão vazar por ali e infestar a sua casa.

Portanto, certifique-se de que seu vaso está bem fixado ao chão, e que o anel de vedação encontra-se em perfeito estado.

Sifões Secos: Passe Livre para o Mau Cheiro

pia banheiroSe o banheiro é pouco utilizado, a água presente em seus sifões (cano curvo que fica logo embaixo do ralo) pode evaporar.

O sifão possui formato curvo justamente para reter água, impedindo que os odores do esgoto invadam o banheiro. Aqui, a água funciona como uma barreira.

Verifique se os sifões possuem água em seus interiores. Se não possuem, abra as torneiras por alguns segundos.

Observe também se os sifões secam com rapidez, mesmo depois de abrir a torneira. Nesse caso ele pode apresentar defeito e deverá ser trocado.

Soluções Genéricas para o Mau Cheiro no Banheiro

Se o problema for proveniente do sifão, além de mantê-lo sempre com água, você também pode adicionar, diariamente, uma colher de chá de óleo de eucalipto no ralo que leva até ele.

Para manter os canos limpos e sem cheiro, misture meio litro de água morna com 100 gramas de bicarbonato de sódio e 200 ml de vinagre branco. Deixe repousar por meia hora, adicione um pouco mais de água quente e entorne nos ralos do banheiro.

Outra forma de eliminar o cheiro é diluir fermento de padeiro em água e derramar nos canos durante a noite. Não abra as torneiras até o dia seguinte.

Você também poderá utilizar um dispositivo anti espuma no ralo. Leia nossa matéria explicando como fazer.