O marrom no interior parece chato para muitos: muito previsível, conservador, desinteressante. Mas graças à variedade de tons e variações, é facilmente combinado com outras cores.
Neste artigo, mostraremos quais cores combinam melhor com o marrom no interior e mostraremos exemplos de fotos de como você pode usar diferentes tons de marrom.
Como usar marrom no interior
Há uma incrível variedade de tons de marrom: claro e escuro, profundo e sem brilho, com uma tonalidade amarela, verde ou vermelha. Esta é uma cor natural, característica principalmente para madeira e solo.
O marrom é perfeito para o papel do personagem principal da paleta, principalmente suas nuances de luz. Neste caso, será usado principalmente na decoração:
- Papel de parede,
- Tinta,
- Painéis decorativos nas paredes,
- Móveis grandes.
Para não criar uma sensação opressiva, é melhor usar tons mais claros e neutros.
Na maioria das vezes, o tom é usado como o segundo elemento principal da paleta. Nesse caso, pode fazer parte da decoração, elementos arquitetônicos decorativos ou divisórias. E, claro, móveis.
As melhores combinações de cores no interior com marrom
O marrom não é uma cor primária; é obtido a partir de uma mistura de vermelho e verde ou vermelho, azul e amarelo. Graças a isso, coexiste igualmente bem com cores quentes saturadas e frias refrescantes.
1. Marrom no interior combina com branco
O branco refresca e amplia visualmente o ambiente, ao mesmo tempo em que destaca qualquer tom de marrom. Como este último é mais frequentemente encontrado na textura da madeira, sua união com o branco torna-se um verdadeiro must-have para os estilos modernos: eco, boho e escandinavo.
E para os clássicos, um conjunto de acabamentos brancos ou cremosos e móveis de madeira escura maciça é indispensável.
Este par é frequentemente usado no banheiro e na cozinha: o branco evita que pequenos espaços pareçam apertados, e a madeira ou sua imitação adiciona aconchego.
2. Marrom no interior combina com preto
Um combo clássico que por si só, sem truques adicionais, torna qualquer design luxuoso.
O efeito é potencializado se este par for utilizado nas superfícies nobres de madeira e pedra (especialmente mármore).
Adequado para todos os quartos, mas especialmente usado na sala de estar, banheiro, quarto e cozinha. Também será uma boa opção para decorar um corredor.
3. Marrom combina com cinza
A combinação de cinza e marrom no interior de muitos causa preocupação: de repente, dois tons neutros parecerão opacos.
Na verdade, esse par funciona surpreendentemente bem: variações de cinza tendem a ser usadas como base, e detalhes de chocolate, nogueira ou terracota realmente se destacam nesse fundo.
Uma combinação de acabamentos cinza com móveis de couro ou madeira funciona muito bem.
4. Marrom no interior combina com azul
Um conjunto espetacular em que a profundidade do azul é enfatizada com vantagem por um fundo escuro.
Quanto maior a área dos elementos azuis na decoração, mais quente o tom do segundo elemento. Este par é adequado para um escritório, quarto ou banheiro.
Para deixar o espaço mais iluminado, você pode escolher um tom de café com leite, noz ou camurça.
5. Marrom combina com vermelho
Uma combinação incomum e bastante rica, perfeita para uma sala de estar, banheiro ou cozinha, onde as cores quentes são bem-vindas.
Coral, escarlate, bordô combinam bem com chocolate, café e castanha. Estas são cores relacionadas, então elas combinam entre si em qualquer combinação.
Mas como o vermelho é bastante agressivo, é melhor usá-lo abafando e suavizando a atividade com um fundo de chocolate e café.
- Veja mais: Paredes ombré e degradê: semelhanças, diferenças e ideias
6. Marrom combina com verde
Um must-have para o estilo ecológico ou qualquer interior onde se pretenda criar um ambiente natural de conforto e proximidade com a natureza.
Esta é a combinação mais natural: a casca e a folhagem de uma árvore, o solo e as plantas sobre ela. Além disso, ambas as cores estão associadas à riqueza, estabilidade e prosperidade.
7. Marrom combina com laranja
Essa combinação é como uma aliança com o amarelo e o vermelho – ambos são quentes e aconchegantes, capazes de animar e aquecer qualquer ambiente.
Esse par fica bem na cozinha, na sala de estar e no quarto, embora em geral seja adequado para qualquer sala.
Em termos de saturação, a paleta pode ser clara e neutra, ou mais escura, mais profunda, com elementos de destaque.
- Veja também: Paleta de cores para quarto: psicologia das cores e sua importância
8. Marrom combina com rosa
Uma combinação inesperada, interessante e “deliciosa” de chocolate com morangos (ou outras frutas vermelhas, dependendo do tom de rosa ).
Eles podem ser duas partes iguais da gama pastel ou usados como um fundo neutro e um acento brilhante. A primeira técnica é mais usada em quartos e berçários, a segunda pode ser usada em qualquer outro cômodo.
9. Marrom combina com bege
Um par versátil que não só se sente bem em interiores clássicos ou vitorianos, mas também em design contemporâneo.
Esta combinação de tons neutros proporciona uma nova tendência numa paleta totalmente natural e tons nude.
Para que a sala em tal intervalo não pareça muito plana e monótona, certifique-se de usar uma variedade de texturas e alguns acentos brilhantes.