Manutenção de assoalhos de madeira!

Manutenção de Assoalhos – Tacos!

A grande preocupação do Taco é a umidade, porque quando volta a secar, tende a deformar e soltar, isso por efeito da dilatação, quanda há mais umidade, ou seja a madeira por ser um material orgânico interage com o ambiente e se move constantimente e é esse movimento que chamamos de dilatação: e o movimento de contração é quando o clima é seco.

Por isso a importância dos espaço entre os Tacos e Tábuas é essencial, eles permitem que a expansão aconteça, pois caso ao contrário, na hora da dilatação se não houver um espaço, essa dilatação resultará no descolamento dos Tacos e Tábuas e com isso eles tendem a soltar.

Agora quanto ao tamanho dos tacos, quanto menor for mais rejuntas precisará.

Manutenção de Assoalhos –  Limpeza e conservação:

Limpe o piso de madeira apenas com um pano seco, aspirador ou vassoura de pêlo.

A limpeza com pano úmido provoca a movimentação da madeira, remove o rejunte das tábuas e causa eventuais encanoamentos.

Nas madeiras mais claras, a umidade do pano pode provocar manchas pretas no rejunte e em pequenas fissuras na camada de verniz.

Não use produtos de limpeza com álcool, querosene ou outros solventes, ou que tenham que ser diluídos em um balde com água.
Esses líquido afetam a madeira e o verniz de acabamento.

Dependendo da temperatura e da umidade do ambiente podem surgir aberturas no rejunte das tábuas ou tacos.
Esse é um fenômeno natural da madeira que nunca poderá ser eliminado totalmente. Daí a necessidade de se raspar o piso de tempos em tempos.
A necessidade de raspar vai depender da intensidade do uso e da limpeza do piso.

Não existe tempo fixo previsto para reaplicar verniz ou refazer os rejuntes. Tudo vai depender de sua conservação e dos cuidados com a limpeza do piso.

Manutenção de Assoalhos – Limpeza e conservação II: 

piso de madeira

Como conservar o piso sempre bonito? Use as 7 dicas!

• Utilize apenas vassoura de pelos para varrer e um pano bem macio ou flanela umedecida com água para limpeza.

• Não use solventes ou outros produtos não compatíveis com o verniz.

• Proteja os pés e bases dos móveis com feltro ou borracha para evitar marcas.
Não arraste móveis pesados sem alguma proteção; utilize um tapete ou pano grosso como “cama”.

• Evite caminhar sobre o piso com sapatos de salto tipo agulha ou outros que tenham pregos ou metais expostos no solado.

• Mantenha o piso livre de umidade, barrando a passagem da água de lugares como banheiro e cozinha, fechando janelas quando chove e não deixando vasos de plantas diretamente em contato com o piso.

• Evite a exposição direta e intensa de raios solares sobre o piso, evitando assim deformações físicas na madeira e/ou alterações na coloração.

• Lembre-se: a madeira é um produto natural que sofre com as alterações climáticas.
Assim, nos períodos do ano em que a umidade do ar torna-se muito baixa ou muito alta, o piso pode sofrer alguma retração ou expansão.