Madeiras usadas em moveis!

Escrito por

Madeiras mais usadas…

Madeira Maciça

É a primeira matéria-prima utilizada na fabricação de móveis. Tem como características a beleza de suas diferentes fibras e colorações, alta resistência física e mecânica, durabilidade e usinabilidade (pode ser emoldurada, torneada ou entalhada).

Compensado

- Uma das maneiras em que pode ser encontrado é a de uma placa (de ótima resistência) formada por folhas de madeiras coladas umas às outras (várias camadas de lâminas).
Importante notar que os veios das folhas devem ser sem-pre dispostos em direções cruzadas uns aos outros, visando equilibrar tensões e reduzir riscos de empenamento.
Ademais, existe também o compensado tipo sarrafeado com miolo maciço (painel formado por sarrafos de pinus com camadas de lâminas nas duas faces).
As madeiras utilizadas nos compensa-dos em geral são pinho, cedro ou jequitibá.

Aglomerado

- Trata-se de chapas homogêneas (sem veios ou nós) com excelente resistência ao empenamento, resultantes de partículas de madeiras impregnadas com resinas sintéticas sob a ação de pressão e de calor.

É composto por três camadas as quais lhe dão resistência física e mecânica, estabilidade dimensional e resistência a empenamentos e deformações.

Aceita todos os tipos de revestimento como lâminas de madeira, fórmica, pintura, filme de PVC, BP (Baixa pressão – melamina) e etc.
Não raro, o aglomerado pode ser observado revestido com lâminas de madeiras nobres (como o mogno, por exemplo), bem como com folha de papel e resina melamínica.

MDF (Medium Density Fiberboard)

Painel de média densidade constituído por fibras de madeira e resinas sintéticas, unidas pormeio de calor e pressão.
É homogêneo em toda a sua superfície, o que permite melhor usinabilidade e aplicação de revestimentos. Com características e consistência que o aproximam muito da madeira maciça. Possui superfícies suaves, praticamente sem imperfeições dando uma aparência de madeira maciça.

Aceita todos os tipos de revestimento como lâminas de madeira, fórmica, pintura, filme de PVC, BP (Baixa pressão – melamina) e etc.
as madeiras utilizadas na fabricação do MDF são o pinus e o eucalipto, obtidas através de reflorestamento, o que contribui para a preservação do meio ambiente.

Painel com revestimento melamínico

Melamina é uma placa de aglomerado ou de MDF revestida (igual ao revestimento da fórmica), em uma ou duas faces, com películas decorativas impregnadas com resinas melamínicas, o que lhe permite uma superfície totalmente fechada, livre de poros, dura e resistente
ao desgaste superficial.
Devido a sua alta qualidade a melamina impede o desenvolvimento de micro-organismos, sendo qualificada como material ideal para ser utilizado em ambientes altamente esterilizados, já que resiste de maneira eficiente ao calor e ao uso de líquidos abrasivos utilizados para limpeza.
É um produto que não requer trabalho adicional de acabamento, apenas a colagem de bordas.

OSB

(“oriented strand board” ou aglomerado de partículas
de madeira longas e orientadas)
Painel estrutural de tiras de madeira ou “strands”, orientadas em três camadas perpendiculares, unidas com resinas e prensadas sob alta temperatura, tornando-o um painel com alta resistência mecânica e grande rigidez. Ideal para construções, embalagens, móveis e decorações.

Matéria prima utilizada
• Madeira reflorestada e principalmente espécies florestais de rápido crescimento
• Emulsão de parafina
• Resina de MUPF (resina fenólica, uréia formol e melamina).
• Água.

fonte:moveis rusticos garcia