Quantas formas diferentes para abrir uma porta – ou mantê-la fechada![clear]
Entenda as particularidades de maçanetas, puxadores e fechaduras e faça a melhor opção na hora de construir ou reformar a sua casa.
[h2 type=”2″ width=””]Diferença entre Maçaneta, Puxador e Fechadura[/h2]
Basicamente a maçaneta deve ser girada para abrir a porta e é utilizada quando algum grau de segurança é necessário. Está presente na maior parte das portas da casa.
O puxador não requer nenhum movimento especial para abrir a porta: é só puxá-la ou empurrá-la de volta ao lugar.
Em geral é utilizado em portões (acompanhado de fechaduras, embora não as acione) e em portas de correr ou de móveis.
Fechaduras, por si só, servem exclusivamente para trancar a porta e precisam de uma maçaneta para manipular a abertura da mesma.
[h2 type=”2″ width=””]Quando Renovar Maçanetas, Puxadores e Fechaduras[/h2]
Toda vez que você mudar a decoração da sua casa, certifique-se de que as maçanetas e puxadores estão alinhados com o estilo escolhido.
Não adianta criar um ambiente moderno e deixar maçanetas antigas: elas denunciam a verdadeira idade do imóvel. O mesmo serve para os puxadores.
Um móvel de qualidade mediana fica com outra cara quando ganha puxadores de qualidade.
Já as fechaduras estão alinhadas com a questão da segurança do imóvel e a privacidade dos cômodos.
Elas devem ser trocadas toda vez que essas demandas estiverem sob ameaça: quando as chaves forem perdidas, ou uma pessoa em que você não confia conseguiu uma cópia.
Lembre-se de que nem sempre é necessário trocar toda a fechadura, mas apenas o segredo.
Muitas vezes maçanetas e fechaduras formam um conjunto e podem ser compradas juntas.
[h2 type=”2″ width=””]O Que Levar em Conta ao Trocar Maçanetas e Fechaduras[/h2]
Em primeiro lugar, verifique a compatibilidade do conjunto de maçanetas e fechadura que você gostou com os furos e cavidades da sua porta: é preciso cobrir as marcas deixadas pelo equipamento anterior.
Essas marcas são o buraco onde antes se encaixava a antiga maçaneta e o espelho (placa que une fechadura e maçaneta). A distância entre os itens do velho e do novo conjuntos devem ser iguais.
A melhor forma de evitar erros e revisita à loja para troca é levar o conjunto a ser trocado, para que sirva de parâmetro de comparação para a compra do novo conjunto.
Leve, também, anotações sobre a espessura da porta. Ela vai ser determinante.
Por exemplo: é preciso que exista 10mm de espaço entre a chapa da fechadura e a borda da espessura da porta (5mm para cada lado).
Maçanetas globais (redondas) devem ser instaladas em backset com 55mm ou mais.
Aliás, na hora de escolher o modelo da maçaneta, considere o tipo alavanca ao invés dos globais para residências onde habitam idosos e deficientes, já que o primeiro é mais fácil de acionar.
Para fechaduras externas, utilize o grau máximo de segurança, que impõe maior grau de dificuldade a arrombamentos. Para proteção aumentada, batentes e dobradiças, além da própria porta, também devem ser de qualidade.
Maçanetas e fechaduras de portas residenciais devem suportar 35 mil ciclos de abertura e fechamento sem apresentar nenhum defeito.
Fique atento, também, à garantia oferecida pelo fabricante, que em geral é de dez anos.
[h2 type=”2″ width=””]Instalação da Fechadura: Atenção ao Lado de Abertura da Porta[/h2]
Observe o lado de abertura da porta: ele vai determinar se será necessário fazer a reversão do trinco na hora de trocar a fechadura.
Olhe a porta pelo lado de fora: a dobradiça está do lado esquerdo ou direito dela?
Se estiver do lado esquerdo, a porta abre para a esquerda; se estiver à direita, abre para a mesma direção.