Como ligar uma bomba elétrica 127 v?

Escrito por

 

 

 

É muito importante saber como deve ser feita a instalação de forma técnica antes de iniciá-la, pois, se a instalação for feita de forma errada, isso pode trazer danos ao equipamento utilizado.

Em primeiro lugar você deve verificar a tensão da sua residência, ou seja, se está havendo alguma alteração.

Depois você deve preparar o local onde será instalada a motobomba, pois, este local deve ser um local protegido das intempéries, para que a bomba não fique sujeita as ações do tempo.

 

Feito isso, agora é hora de separar o material que será utilizado na instalação:

 

 

 

 

 

 

A tubulação de Sucção é responsável pela retirada da água do reservatório inferior, para posteriormente conduzi-la para o reservatório superior através da tubulação de recalque, e esta tubulação deve ser dimensionada de acordo com o catálogo do fabricante da sua bomba d’água.

Tanto a tubulação de sucção como a de recalque precisa ser dimensionada de acordo com a necessidade da instalação, se não for feito desta forma, você não terá uma instalação funcionando de forma perfeita.

Os dados a serem considerados para dimensionar uma bomba são:

distância vertical entre a bomba e a lâmina d’água, distância vertical entre a bomba e o reservatório, a quantidade de água que se quer conduzir em um intervalo de tempo, quantidade de conexões na instalação, entre outros.

Os disjuntores também devem ser dimensionados, pois, se for instalado o disjuntor errado, isso pode permitir a queima do equipamento ou a não continuidade do funcionamento da bomba.

Esse dimensionamento deve ser feito de acordo com a tensão, que no seu caso é de 127 v e também de acordo com a potência da bomba, esses dados determinarão de quantos ampéres será o seu disjuntor.

Depois de serem levadas em consideração todas estas informações, é hora de fazer a instalação, por isso, enviarei um esquema de instalação de uma bomba d’água, para que você através deste esquema consiga instalar a sua bomba.